O governo francês anunciou, ao início da noite desta segunda-feira, que as comemorações do 8 de maio, que assinalam a vitória dos Aliados sobre o exército nazi, vão afinal acontecer, ao contrário do que tinha sido dito na última semana.
Depois de anunciar o cancelamento das cerimónias que marcaram o 75º aniversário da vitória sobre o nazismo, na sequência das restrições sanitárias importas pelo governo, o Ministério da Defesa francês volta agora atrás na decisão e anuncia que as comemorações vão acontecer, mas vedadas ao público.
"Uma cerimónia com o Presidente da República ocorrerá pela manhã, em Paris, no Arco do Triunfo, na presença de um número limitado de autoridades civis e militares. Esta cerimónia nacional não será aberta ao público, mas será transmitida ao vivo pela televisão", revelou Geneviève Darrieussecq, secretária de Estado da Defesa francesa, em comunicado publicado no site do ministério da Defesa.
"Em todos os departamentos, bem como nos territórios ultramarinos, os autarcas e altos comissários vão organizar, num formato restrito e respeitando rigorosamente as medidas de distanciamento, uma cerimónia no memorial de guerra da capital. Esta cerimónia não será aberta ao público", acrescenta o documento.