A FDA (Food and Drug Administration) lançou, esta sexta-feira, um aviso à população dos Estados Unidos quanto ao uso de hidroxicloroquina e cloroquina, medicamentos sugeridos por Donald Trump como possíveis curas para a Covid-19.
O regulador norte-americano diz estar "ciente de relatos de sérios problemas de ritmo cardíaco em pacientes com Covid-19" que usaram este tipo de produtos, assim como do "aumento do uso destes medicamentos em pacientes em regime ambulatório".
"Gostaríamos de recordar aos profissionais de saúde e aos pacientes os riscos associados à hidroxicloroquina e à cloroquina. Vamos continuar a investigar os riscos associados com o uso de hidroxicloroquina e cloroquina contra a Covid-19", pode ler-se na nota.
"Hidroxicloroquina e cloroquina não deram provas de ser seguras ou efetivas para tratar ou prevenir a Covid-19. Estão a ser estudadas em ensaios clínicos a autorizámos o uso temporário durante a pandemia de Covid-19 no tratamento do vírus em pacientes hospitalizados quando os ensaios clínicos não estão disponíveis", prossegue.
A FDA termina sublinhando que "hidroxicloroquina e cloroquina podem causar ritmos cardíacos anormais", assim como "um ritmo cardíaco perigosamente elevado chamado taquicardia ventricular" pelo que não são aconselhadas, especialmente, em pacientes com "doenças cardíacas e hepáticas".