Com a pandemia de Covid-19 dada como (praticamente) controlada na China, esta semana foi tempo de as crianças da Escola Primária de Yangzheng participarem no habitual regresso às aulas. No entanto, dadas as circunstâncias, este revelou-se um regresso com algumas condicionantes à mistura.
Uma das mais visíveis teve a ver a forma, no mínimo, original encontrada pelos professores para garantir o distanciamento social entre alunos, que resultou numa série de imagens que já se estão a tornar virais nas redes sociais.
Isto porque um dos primeiros trabalhos entregues às crianças passou pela criação de... um chapéu que permitisse assegurar uma distância de, pelo menos, um metro em todas ocasiões, com recurso a réguas e outros materiais escolares.
De acordo com a imprensa chinesa, os alunos podem apenas retirar os chapéus durante a hora de refeição, e, dado o seu tamanho, terão de se habituar a entrar nas salas de aula de lado, de forma a não os estragar.
A Escola Primária de Yangzheng, não só há entrega novas máscaras aos alunos todos os dias, como lhes mede a temperatura logo de manhã, assim que chegam ao local.
Students at Yangzheng Primary School in Hangzhou wear DIY “one-meter hats” on the first day of the new semester. The headmaster said the initiative aims to help students get accustomed to social distancing amid the #coronavirus pandemic. (Photos courtesy of Zhejiang Daily) pic.twitter.com/PdzYLidHst
— Sixth Tone (@SixthTone) April 26, 2020