Crimes de ódio contra cidadãos chineses quase triplicaram no Reino Unido
Em apenas três meses, o número de queixas de crimes de ódio no Reino Unido contra chineses foi quase três vezes superior ao reportado nos dois anos anteriores.
© Reuters
Mundo Covid-19
Pelo menos 267 queixas de agressão a chineses foram registadas nos primeiros três meses deste ano no Reino Unido, segundo dados das autoridades britânicas.
As vítimas dizem ter sido fisicamente agredidas e insultadas desde que o primeiro caso do novo coronavírus foi reportado na China. Muitas dizem também que foram várias as pessoas que lhes tossiram e cuspiram.
Jeremy Wu, estudante enfermeiro, disse que tem lidado com discriminação por parte dos pacientes e colegas. "Porque é que não voltas para o teu país com o teu vírus?", disse recordando uma das ofensas de que tem sido alvo.
"Já chorei antes de dormir, sinto-me sozinho. Não há ninguém com quem possa falar sobre este assunto", explica à Sky News.
Também o ator e diretor David Tse, que se mudou de Hong Kong para o Reino Unido em criança, revelou ter sido vítima de racismo por uma mulher em Londres que lhe disse: "Leva o teu vírus para tua casa".
David faz parte de um grupo anti-racismo e lembra que "o racismo nunca é justificado mas nesta altura, em especial, deixa-me zangado. As pessoas estão assustadas, a economia está má e as pessoas querem culpar alguém", analisa.
O surto do novo coronavírus surgiu em Wuhan, na China, em dezembro. Desde então, já afetou países de todo o mundo e fez mais de 3,6 milhões de infetados e 253 mil vítimas mortais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com