'Afegãs Sonhadoras'. Jovens fazem ventiladores com peças de carros

Têm entre 14 e 17 anos e querem fazer a diferença no seu país.

Notícia

© Facebook/Somaya Faruqi 

Andrea Pinto
21/05/2020 10:30 ‧ 21/05/2020 por Andrea Pinto

Mundo

Robótica

Não é a primeira vez que ouvimos falar nelas. Em 2017, foram notícia quando venceram um prémio internacional nos EUA. Agora, ganham novamente destaque porque estão a construir ventiladores com peças de carros. Trata-se de uma turma de raparigas de robótica do Afeganistão.

O seu objetivo é criar ventiladores a preços mais baixos e que estejam disponíveis ate ao final deste mês, noticia a BBC.

O Afeganistão tem um máximo de 400 ventiladores para uma população de 38,9 milhões de pessoas. Até ao momento, registam-se mais de 8 mil casos de infeção e mais de 180 mortes, no país. As autoridades temem que a situação possa piorar.

"Isto é importante mesmo que consigamos salvar apenas uma vida com o nosso esforço", afirma Nahid Rahimi, de 17 anos.

As raparigas, que têm entre 14 e 17 anos, criaram um protótipo com um motor de um Toyota e uma corrente de uma mota da Honda. Acreditam que estes ventiladores podem ajudar, temporariamente, pacientes com problemas respiratórios, enquanto outros ventiladores mais profissionais possam não estar disponíveis.

As jovens, que se autointitulam como as 'Afegãs Sonhadoras', são naturais da província de Herat, onde se registou o primeiro caso do novo coronavírus no país.

"Estou muito orgulhosa por fazer parte de uma equipa que está a tentar fazer algo importante para apoiar os médicos e enfermeiros, que são os nossos heróis nesta altura", remata a capitã da equipa, Somaya Faruqi.

 

 

 

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas