EUA: 57 polícias demitem-se após suspensão de colegas que agrediram idoso
Os dois polícias de Buffalo foram este sábado acusados de agressão, depois de um vídeo os ter mostrado a empurrarem um manifestante de 75 anos.
© REUTERS/Lindsay DeDario
Mundo Violência policial
Toda a equipa de intervenção da polícia de Buffalo, no estado de Nova Iorque, que na quinta-feira foi destacada para fazer dispersar a multidão de uma praça naquela cidade, apresentou demissão, depois de dois colegas terem sido suspensos sem direito a salário na sequência de uma agressão a um idoso de 75 anos.
John Evans, presidente da Buffalo Police Benevolent Association, indicou à imprensa que a demissão dos 57 agentes - que continuam na força, apenas saem do dispositivo de resposta especial - acontece "em protesto contra o tratamento a esses dois membros da força, que simplesmente estavam a executar ordens".
Na imagem acima, pode ver a demonstração de solidariedade dos agentes em frente ao departamento de polícia de Buffalo.
Este sábado, porém, dois dos agentes que se demitiram esclareceram, à imprensa, que não o fizeram por apoiar o comportamento dos colegas, mas porque o sindicato indicou que não os apoiaria mais. "Eu não percebo porque é que o sindicato disse que era solidariedade. Passa a mensagem errada, de que estamos a proteger-nos, e não é o caso", disse um dos agentes, que preferiu não se identificar.
Aaron Torgalski, de 39 anos, e Robert McCabe, de 32© REUTERS/Buffalo Police Department
"Saímos porque o nosso sindicato disse que não nos apoiam mais a nível legal. Porque é que nos colocaríamos na linha da frente pela cidade se não temos apoio legal no caso de acontecer alguma coisa? Não tem nada a ver com solidariedade", disse outro dos agentes, que também preferiu o anonimato.
Os dois agentes em questão, Aaron Torgalski, de 39 anos, e Robert McCabe, de 32, foram hoje formalmente acusados de agressão. No vídeo que circula nas redes sociais, os agentes são mostrados a empurrar um manifestante de 75 anos que participava numa manifestação de protesto pela morte de George Floyd, no Minnesota. O idoso caiu no chão e ficou sem sentidos.
Torgalski e McCabe, que se entregaram este sábado de manhã, declararam-se inocentes da agressão sujeita a uma pena de segundo grau, tendo sido libertados sem fiança.
Na sexta-feira, os policias foram suspensos, sem direito a salário, depois de uma equipa de televisão ter filmado o confronto do dia anterior, quase no final dos protestos, relata a Associated Press.
O filme mostra um homem identificado como sendo Martin Gugino a aproximar-se de uma fila de polícias com capacetes e bastões nas mãos, enquanto dispersavam os manifestantes na praça Niágara.
Dois polícias empurraram Gugino para trás e ele bateu com a cabeça na calçada, vendo-se o sangue a ser derramado, enquanto outros policias passam pelo homem que ficou inanimado no chão. Um polícia inclinou-se para ver o ferimento na cabeça do homem, mas outro disse-lhe para continuar a andar.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com