A Catalunha reportou um novo surto do novo coronavírus num lar de idosos, em Lérida, tendo, até ao momento, sido registados 18 casos positivos - 13 idosos e cinco funcionários, num total de 43 testes PCR realizados, avançam os meios de comunicação locais.
A realização de testes teve início no passado dia 17 de junho, após alguns utentes terem apresentado sintomas associados ao novo coronavírus. Quatro idosos foram transportados para unidades hospitalares.
Espanha foi uma dos países da Europa mais afetados pela pandemia de Covid-19, sendo que os lares de idosos foram dos principais focos da doença.
Em declarações à Antena 3, a vice-presidente do governo espanhol, Carmen Calvo, referiu que "perante uma situação grave, pode ser decretado o estado de emergência numa parte do território", de forma a combater a propagação do novo coronavírus.
"Dos 36 surtos ativos, 12 estão controlados. O que importa é a velocidade a detetar e rastrear o vírus", acrescentou Carmen Calvo.
As autoridades de saúde espanholas estão com especial atenção a dois surtos, um em Murcia e outro em Zaidín, uma localidade de Huesca. O surto de Murcia gerou 16 contágios até ao momento e teve origem numa pessoa infetada que viajou da Bolívia para Espanha.
Desde o início da pandemia, Espanha contabiliza 246.504 casos de contágio e 28.324 óbitos.