O boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 443 novos casos e mais duas mortes nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 44.859 casos de contágio e 1.631 óbitos. O número de pessoas recuperadas é de 29.714.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje o fim das sessões com especialistas e políticos no Infarmed. Uma decisão que apanhou os partidos de surpresa.
Os Estados Unidos, cujos casos de infeção continuam a aumentar em vários estados, são o país mais afetado pela pandemia de Covid-19 no mundo.
Seguem-se o Brasil, a Índia, a Rússia, o Peru e o Chile na lista de países mais atingidos pelo SARS-CoV-2.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.
00h01 - Termina aqui o registo desta quarta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.
23h57 - Pode consultar neste mapa a evolução da pandemia de coronavírus no mundo.
23h54 - Os sindicatos chilenos afirmam que quase três mil trabalhadores da Codelco, a maior produtora de cobre do mundo, foram infetados com o coronavírus, de acordo com o The Guardian. Os sindicatos voltaram a pedir mais medidas de segurança para proteger os funcionários da empresa.
23h39 - O comício de pré-campanha de Donald Trump em Tulsa, estado do Oklahoma, no final de junho, ao qual compareceram milhares de pessoas, e as subsequentes manifestações, "provavelmente contribuíram" para o crescimento drástico de casos de coronavírus naquela cidade, disse esta quarta-feira o diretor do departamento de saúde de Tulsa, Bruce Dart.
Donald Trump ignorou os pedidos das autoridades de saúde de Tulsa para cancelar o comício© Getty Images
Segunda e terça-feira as autoridades de saúde de Tulsa registaram 467 novos casos de Covid-19, segundo a Associated Press.
23h25 - O estado norte-americano do Texas registou 98 mortes no espaço de 24 horas, o número mais elevado de óbitos num dia desde o início da pandemia, informa a CNN. O número total de vítimas mortais no Texas subiu para 2.813. Foram identificados 9.979 novos casos. O estado soma nesta altura 220.564 contágios.
23h19 - O governo francês admitiu hoje que está preparado para um possível aumento de casos de Covid-19 nos próximos meses, mas descartou a hipótese de impor nova quarentena no país.
"O meu objetivo é preparar a França para uma segunda vaga ao mesmo tempo que preservo a nossa vida quotidiana, económica e social", declarou o novo primeiro-ministro gaulês, Jean Castex, durante uma entrevista à RTL.
22h48 - O Brasil ultrapassou esta quarta-feira os 1,7 milhões de infetados com o SARS-CoV-2. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro mostram que nas últimas 24 horas foram detetados 44.571 novos casos e mais 1.223 mortes. O Brasil perfaz assim um total de 1.713.160 casos de contágio e um número acumulado de 67.964 vítimas mortais. Cerca de um milhão de pessoas já recuperaram da Covid-19.
22h37 - As autoridades da província sul-africana de Gauteng, onde se verifica um dos maiores surtos do país, estarão a preparar mais de 1,5 milhões de sepulturas, isto numa altura em que o número de casos está a aumentar, refere a Associated Press.
O número de casos de contágio em Gauteng é de mais de 71 mil, e representa 33% do total de casos na África do Sul. O país contabiliza mais de 215 mil pessoas infetadas desde o início da pandemia.
21h55 - Surto em infantário. O número de crianças infetadas com Covid-19 num infantário das Caldas da Rainha aumentou para hoje sete, registando-se igualmente mais dois casos positivos entre os utentes no Lar do Montepio, informou a câmara.
21h30 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou hoje que a multiplicação de anúncios de restrições a viagens "só mostra que campeia a descoordenação" e apelou para uma coordenação de medidas "que realmente permitam combater" a pandemia.
21h20 - Atualização mundial. A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 545.414 pessoas e infetou quase 12 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.
21h18 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma do Governo com medidas de apoio social aprovadas na semana passada, destacando as [medidas] sobre o Rendimento Social de Inserção (RSI) e sobre cuidadores informais.
21h07 - As hospitalizações no estado da Califórnia registaram uma subida de 44% nas últimas duas semanas, revelou o governador Gavin Newsom durante uma conferência de imprensa. Essa percentagem traduz-se em cerca de 6.100 pacientes com Covid-19. Houve um aumento de 34% no número de pacientes nas unidades de cuidados intensivos em 14 dias, avança a CNN.
Foram diagnosticados 11.694 novos casos na Califórnia, o que elevou o total de contágios para quase 290 mil.
20h53 - A Madeira não registou novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indicou hoje o Instituo de Administração da Saúde (IASAÚDE), que reportou também a recuperação de mais três doentes.
20h42 - António Costa agradeceu através do Twitter o contributo dos especialistas nas reuniões no Infarmed sobre a evolução epidemiológica da Covid-19 em Portugal.
Em nome do @govpt e dos Portugueses agradeço o vosso trabalho e espero poder continuar a contar com os vossos contributos.#COVID19 #COVID19PT pic.twitter.com/8muaaEbo9X
— António Costa (@antoniocostapm) July 8, 2020
20h36 - A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) criticou o presidente Jair Bolsonaro por ter anunciado que contraiu a Covid-19 num encontro presencial com jornalistas e ter retirado a máscara, colocando a vida destes profissionais em risco.
"Mesmo informado de que estava infetado com a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro continua a agir de forma criminosa", realçou a ABI.
20h29 - A companhia aérea norte-americana United Airlines, duramente atingida pela crise devido à pandemia de Covid-19, advertiu hoje que pode dispensar até 36 mil funcionários em outubro, mais de um terço do total.
A United acredita que venda de bilhetes só deve voltar ao normal "quando houver um tratamento ou uma vacina disponíveis"© Getty Images
20h17 - António Costa considerou que "não há drama nenhum" pelo facto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter anunciado o fim das sessões com especialistas e políticos no Infarmed. "Não é por não haver reuniões no Infarmed que as medidas serão afrouxadas", ressalvou o primeiro-ministro.
O líder do Governo adiantou ainda que a situação de alerta deve manter-se na generalidade do país.
Estas declarações de António Costa foram feitas após a reunião com a presidente da Câmara da Amadora, um dos concelhos que está em estado de calamidade.
Em direto: Declaração do Primeiro-Ministro sobre situação epidemiológica nos concelhos mais afetados pela Covid-19 https://t.co/yxS9xlXsv1
— República Portuguesa (@govpt) July 8, 2020
20h07 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, garantiu hoje que nenhum país do mundo preservou vidas e empregos como o Brasil sem espalhar o pânico na população, durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
C- Nenhum país do mundo fez como o Brasil. Preservamos vidas e empregos sem propagar o pânico, que também leva a depressão e mortes. Sempre disse que o combate ao vírus não poderia ter um efeito colateral pior que o próprio vírus.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 8, 2020
19h56 - A Finlândia anunciou hoje a reabertura de fronteiras para turismo a 17 Estados europeus com baixas taxas de infeção por Covid-19, excluindo dessa lista países como Portugal, Espanha, França ou Luxemburgo.
19h41 - Os Estados Unidos ultrapassaram hoje os três milhões de casos de infeção pelo SARS-CoV-2, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins. O número de contágios nos Estados Unidos representa cerca de um quarto do total de casos positivos no mundo.
19h25 - Um inquérito nacional hoje divulgado concluiu que o confinamento gerado pela pandemia da Covid-19 levou a que 42% das pessoas bebessem menos álcool, por falta da habitual companhia ou por desejo de terem um estilo de vida mais saudável.
19h16 - As companhias aéreas e os aeroportos lamentam a falta de coordenação na reabertura das fronteiras externas da União Europeia (UE) e pedem que se respeite a lista de 15 países cujos residentes podem entrar livremente na comunidade.
19h06 - Cabo Verde registou mais 43 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na ilha de Santiago, aumentando para 1.542 o total acumulado a nível nacional, anunciou hoje o Ministério da Saúde. O país regista 18 óbitos.
18h51 - O Ministério da Saúde francês anunciou esta quarta-feira que nas últimas 24 horas foram detetados 663 novos casos e morreram mais 32 pessoas em meio hospitalar. França soma um total de 169.473 contágios e um número acumulado de 29.965 vítimas mortais.
Communiqué | Point de situation #Coronavirus du mercredi 8 juillet 2020• 29 965 personnes sont décédées en France• 77 996 personnes sont rentrées à domicile• 7 297 personnes sont hospitalisées• 529 patients #COVID19 graves en réanimation
— Ministère des Solidarités et de la Santé (@MinSoliSante) July 8, 2020
18h48 - O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, destacou hoje que o número de casos, hospitalizações e mortes está a diminuir no país, de acordo com a CNN.
"A situação está a estabilizar no Canadá porque os canadianos fizeram a sua parte e seguiram as instruções de saúde pública. Mas ainda temos de ser muito cuidadosos. As coisas podem mudar rapidamente...", frisou Trudeau.
O Canadá totaliza 108 mil casos e mais de oito mil mortes causadas pela Covid-19.
18h35 - Portugal é dos países que descobre mais casos assintomáticos de Covid-19, afirmou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apontando que são um "risco acrescido" de transmissão da doença porque não se protegem nem permitem que os outros se protejam.
18h29 - Os casos confirmados de Covid-19 nas Filipinas ultrapassaram hoje os 50.000, um marco importante para um país que reabriu uma economia à beira da recessão. No total, 1.314 pessoas morreram nas Filipinas devido à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.
18h26 - A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, defendeu hoje que Portugal é um destino turístico seguro, ressalvando a importância de cumprir as regras de segurança e higiene para que tal se mantenha.
18h18 - Portugal e Espanha foram excluídos da lista de 39 países isentos de quarentena na chegada à Escócia, a qual inclui França, Alemanha, Grécia, Holanda, entre outros, anunciou hoje a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon.
18h03 - António Costa não antecipa a alteração do estado de calamidade e das medidas em vigor nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa, face à evolução epidemiológica registada até ao momento.
17h59 - Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinhou esta quarta-feira que os dados mais recentes relativamente à evolução dos casos na autarquia são "animadores", mas manteve-se cauteloso. "Caminhamos sobre gelo muito fino", salientou.
Basílio Horta esteve reunido com o primeiro-ministro, António Costa, e com a ministra da Saúde, Marta Temido. Depois deste encontro. António Costa vai deslocar-se à Amadora para falar com a autarca local. Nos próximos dias tem agendadas reuniões com os autarcas de Lisboa, Odivelas e Loures.
17h53 - A Roménia registou esta quarta-feira um recorde de casos diários de Covid-19, segundo a Associated Press. No espaço de 24 horas foram diagnosticados 555 novos casos. O máximo de casos diários anterior era de 11 de abril (523). Até ao momento, a Roménia tem 30.175 casos confirmados e 1.817 óbitos.
17h41 - O juiz Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje que o governo brasileiro adote cinco medidas para proteger as comunidades indígenas, e evitar a mortalidade deste grupo da população pela Covid-19.
17h28 - O Governo reviu em alta a previsão do défice e admite que pode chegar aos 7%. Esta informação foi avançada pelo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, em declarações à TSF.
Tiago Antunes justificou esta estimativa superior como "resultado direto das medidas que foram aprovadas [na Assembleia da República]" por causa da pandemia.
17h21 - O Governo garantiu hoje que as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para as residências de estudantes serão conhecidas este mês, acrescentando que haverá mais mil camas e que está em estudo a hipótese de ocupar alojamentos locais.
17h06 - Graça Freitas pediu hoje que se evitem ajuntamentos e sejam cumpridas as normas de distanciamento na eventualidade do FC Porto se sagrar campeão amanhã, o que vai depender de uma conjugação de resultados.
A diretora-geral da Saúde lembrou que em alguns países "houve surtos que começaram em festejos, nos quais não foi respeitado o distanciamento social nem a regra de utilização de máscaras".
16h59 - A proteção civil italiana divulgou os dados mais recentes da evolução da pandemia. Nas últimas 24 horas mais 193 pessoas testaram positivo para a Covid-19 e foram registadas mais 15 vítimas mortais. Em termos acumulados, Itália apresenta 242.149 infeções e 34.914 mortes. Mais de 193.600 pessoas recuperaram da doença.
Coronavirus in Italia, il bollettino dell’8 luglio: 242.149 casi positivi e 34.914 morti https://t.co/PMIPO5id8v pic.twitter.com/zBb33CM3Ew
— Corriere della Sera (@Corriere) July 8, 2020
16h40 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou esta quarta-feira que no espaço de 24 horas morreram mais quatro pessoas e foram identificados 257 novos casos, um aumento que foi impulsionado pelos surtos nas regiões da Catalunha, Galiza e Aragão. Desde ontem foram registados 147 contágios nestas três regiões.
Espanha perfaz agora um total de 252.513 infeções e 28.396 óbitos.
Actualización de datos de #COVID19 en Españahttps://t.co/XSAOp8xjClMateriales de información sobre el #coronavirushttps://t.co/3JRZJojRhC#NoLoTiresPorLaBorda pic.twitter.com/X0yG9Zkg6v
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) July 8, 2020
16h32 - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ratificou hoje uma lei para proteger indígenas e descendentes de africanos na pandemia de Covid-19, mas vetou a obrigação de o governo fornecer água, material de higiene e camas hospitalares a estas populações.
16h25 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico revelou esta quarta-feira que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 630 novos casos de infeção e mais 126 mortes. O Reino Unido totaliza nesta altura 286.979 contágios e 44.517 vítimas mortais.
16h20 - No 'briefing' desta quarta-feira, Graça Freitas referiu que "foi detetado um foco" de Covid-19 no Hospital São José, em Lisboa.
"Foi detetado um foco [no São José], estão a ser feitos testes e sabemos que foram retirados os doentes das áreas consideradas afetadas. Todos os profissionais de saúde e os doentes envolvidos vão fazer testes, mas neste momento é precoce dizer um número de casos", afirmou a diretora-geral da Saúde, acrescentando que a "evolução deste surto é muito recente".
16h14 - A Polícia Municipal de Sintra e a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizaram, esta quarta-feira, uma operação de fiscalização nos transportes públicos de Sintra para averiguar o uso de máscara e o cumprimento da lotação de 2/3 nos transportes públicos. A PSP disse que a operação "correu muito bem", não se registando qualquer auto de contraordenação.
16h06 - O Governo promete estar atento ao evoluir da situação epidemiológica em Portugal, para que ao se abrir a economia não se descontrole a pandemia, garantiu hoje, na Batalha, o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.
15h57 - A conferência de imprensa conjunta do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde desta quarta-feira conta com as presenças da secretária de Estado da Saúde, Jamila Madeira, da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e do presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo. Pode acompanhar aqui a conferência.
15h45 - A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje, em Bruxelas, que a Europa só sairá mais forte da crise da Covid-19 se reforçar a coesão e solidariedade, e apelou ao sentido de compromisso dos 27 para um acordo célere sobre o plano de recuperação.
"A Europa só superará com êxito a crise se conseguir ultrapassar as suas diferenças e identificar soluções comuns. A Europa sairá da crise mais forte do que nunca se reforçarmos a coesão e a solidariedade. Ninguém vai ultrapassar a crise sozinho, estamos todos vulneráveis", advertiu.