O Reino Unido registou 11 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total de vítimas mortais no país para 44.830. Comparativamente ao dia de ontem (em que foram reportadas 21 mortes), o número diário apresenta uma diminuição.
Em termos de novos casos a tendência de descida mantém-se, sendo que nas últimas 24 horas foram reportados 530 novos casos. No total, o novo coronavírus já infetou 290.133 pessoas.
Desde o início da pandemia, o país já fez 12,128,749 testes.
Our COVID-19 statistics website has been updated. View the full UK dataset online:https://t.co/xXnL3FU15k You can also visit the @PHE_uk interactive dashboard which included local authority data for England:https://t.co/8OHvHj6yyM
— Department of Health and Social Care (@DHSCgovuk) July 13, 2020
O Reino Unido continua a aliviar o confinamento, com diferenças nas restrições e calendário entre Inglaterra e as restantes nações do Reino Unido (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) devido à autonomia dos Governos regionais em matéria de saúde.
Entretanto, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, exortou hoje ao uso de máscaras em lojas e outros espaços fechados, deixando em aberto a possibilidade de ser tornada obrigatório, como acontece na Escócia desde a semana passada.
Em declarações a jornalistas durante uma visita ao serviço de ambulâncias de Londres que "as proteções para a cara têm um valor real em espaços confinados e penso que o público percebe isso".
Questionado sobre se o uso deve ser obrigatório, tal já é o caso nos transportes púbicos, Johnson disse que o governo vai olhar para as orientações à população e decidir "nos próximos dias".
O ministro da Saúde, Matt hancock, revelou hoje que as autoridades de saúde britânicas estão a atuar para suprimir mais de 100 surtos localizados de covid-19 por semana no Reino Unido, mas que nem todas as medidas são divulgadas.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 569 mil mortos e infetou mais de 12,92 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.