O diretor regional da OMS para a Europa indicou, esta quarta-feira, que o aumento de casos de infeção entre os mais jovens poderá estar na origem dos recentes aumentos de casos em vários países do continente europeu.
Hans Kluge afirmou, em entrevista à Rádio BBC 4, que as autoridades de cada país precisam de fazer um melhor esforço de comunicação para com os mais jovens.
"Um número cada vez maior de países está a assistir a surtos localizados e a ressurgimento de casos. Aquilo que sabemos é que é uma consequência da mudança no comportamento humano", disse, dando indicação de que não se trata de uma mudança no comportamento do vírus.
"Estamos a receber alertas de várias autoridades sanitárias sobre uma maior proporção de novas infeções entre os mais jovens. Portanto, a meu ver, é mais do que óbvio que precisamos repensar a forma de envolver os mais jovens", afirmou.
O diretor regional da autoridade de Saúde das Nações Unidas disse, ainda, que, como pai de duas filhas, entende que os jovens "não querem perder o verão", mas falou de responsabilidade: "Eles têm uma responsabilidade para com eles próprios, para com os pais, avós e para com as comunidades, e agora nós sabemos como adotar comportamentos saudáveis, portanto, vamos aproveitar esse conhecimento".