O ator espanhol Víctor Clavijo partilhou no Twitter, na passada quarta-feira, a história de resiliência de uma idosa que toca violino numa das ruas mais movimentadas de Madrid, em Espanha. A mulher, que se tornou numa "personagem habitual da Calle de Preciados, na esquina com a Callao", está a tocar os corações de muitos internautas.
O artista começou por colocar a publicação com uma foto da mulher tirada por ele "há uns dez anos", quando ficou "surpreso" com o "quão mal ela tocava violino, apesar de se expor publicamente a fazê-lo".
Depois, numa série de tweets, Víctor continua a contar como acompanhou a vida desta idosa: "Os meses passavam e a sua técnica ia melhorando a pouco e pouco. Não faltava nenhuma noite na sua esquina da Calle Preciados. Nunca reparei em quem se sentava em frente a ela, do outro lado da rua".
"Há uns meses", contaram-lhe a história. "O senhor que se sentava em frente todas as noites era o seu marido. Ele era quem tocava com virtuosismo o violino no passado" mas uma doença "impediu-o de continuar a fazê-lo".
"Como o violino era o meio de vida da família, ela ofereceu-se para aprender, com a sua avançada idade, para assegurar o sustento dos dois. Isso explica o mal que ela tocava quando a descobri: estava a aprender", prossegue.
O ator supõe ainda, nesta série de mensagens, que terá sido o marido quem a ensinou a tocar e que "a cada noite a acompanha a uns metros de distância não só para mostrar o seu apoio incondicional, como também para cuidar dela".
Na última mensagem, Víctor Clavijo revela que a idosa "não falha nenhuma noite desde então" na sua esquina e.... "cada vez toca melhor".
Pequeñas historias de gente grande. Abro hilo: Se ha convertido en un personaje habitual de la Calle Preciados esquina con Callao. Cuando le hice esta foto, hace unos diez años, me sorprendió lo mal que tocaba el violín, a pesar de lo cual se exponía públicamente a hacerlo pic.twitter.com/PZNlugOGHv
— Víctor Clavijo (@VctorClavijo) August 12, 2020