Os habitantes mais desfavorecidos da capital do Chile viram as suas dificuldades agravadas com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Para aliviar um pouco o fardo, um anónimo chileno, com dinheiro do seu próprio bolso, decidiu preparar cerca de 100 refeições por dia, em sua casa, e distribui-las por vizinhos em dificuldades e pessoas sem-abrigo - mas vestido de Batman.... por que não?
Usando a máscara de proteção e a máscara do anti-herói da DC Comics, o comerciante, que se tornou conhecido como "Batman Solidário", começou a sua iniciativa há cerca de três de meses, pagando tudo do seu bolso, conforme explicou ao chileno La Cuarta.
"Alguns familiares ajudam-me com a comida, para fazer tudo na mesma panela, mas a maior parte das coisas sou eu que faço. Depois ponho tudo na minha 'Batcarrinha' e vou percorrendo a cidade", explicou.
O aspirante a Bruce Wayne é muito claro em relação à escolha do anti-herói. "Escolhi personificar o Batman porque partilhamos várias características: odeio a injustiça, fiquei órfão quando era muito pequeno, tenho boa condição económica - não me posso queixar e agradeço a Deus -, amo a minha cidade e gosto da noite".
Não se sabe se conseguirá, este Batman, livrar a sua "Gotham" do mal, mas conseguirá, pelo menos, levar alguma esperança à sua Santiago.
Recorde-se que o Chile ultrapassou na semana passada a marca de 10 mil mortes provocadas pela Covid-19, cinco meses depois do surgimento do primeiro caso no país, que se tornou num dos mais afetados na América Latina.