A polícia da cidade de Kenosha confirmou esta quarta-feira a detenção de um jovem de 17 anos no âmbito do homicídio de duas pessoas que se manifestavam na cidade de Kenosha, na terça-feira à noite, depois da polícia ter alvejado um homem afro-americano sete vezes nas costas.
Dan Miskinis, chefe da polícia de Kenosha, disse aos jornalistas que as vítimas mortais têm 26 e 36 anos de idade e são naturais do estado de Wisconsin. O responsável, porém, indicou que as autoridades ainda não podem confirmar se o jovem é responsável pelas duas mortes.
"Um indivíduo de 17 anos de Antioch, Illinois, esteve envolvido no uso de armas para resolver o conflito que se instalou. O resultado foram duas mortes", disse, não identificando o nome do detido, por ser menor.
Alguns meios, porém, tiveram acesso aos documentos judiciais e identificaram-no como Kyle Rittenhouse, um jovem caucasiano, que mora a 24 quilómetros de Kenosha, e que é associado com o movimento 'Blue Lives Matter', um movimento de apoio às forças de segurança, criado como contraprotesto contra o 'Black Lives Matter'.
Rittenhouse foi filmado por um telemóvel a abrir fogo no meio da uma estrada com uma espingarda semiautomática. Os vídeos nas redes sociais mostram pessoas a correr pelas ruas de Kenosha, enquanto se ouvem tiros, em algumas das imagens podem ver-se homens feridos no chão.
Pelo menos um pequeno grupo de homens, a maioria brancos e fortemente armados, patrulhou a cidade durante a noite de terça para quarta-feira, dizendo que queriam proteger os seus bens, constatou um jornalista da agência francesa France-Presse (AFP).
Em Kenocha, sublinhe-se, decorrem protestos há três noites consecutivas contra o facto de a polícia ter disparado sobre Jacob Blake.
O agente disparou várias vezes nas costas de Blake, de 29 anos, quando este abria a porta de um veículo, onde estavam os seus três filhos menores, o que foi gravado por câmaras de telemóvel de testemunhas. A vítima permanece internada no Hospital Froedtert, em Milwaukee.