O Reino Unido registou mais três mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 41.504 o total de óbitos associados à Covid-19, informaram esta terça-feira as autoridades de Saúde britânicas, num registo diário que é superior ao do dia anterior (2), mas que voltou a descer dos dois dígitos.
No que diz respeito ao número casos de infeção confirmados, verifica-se uma descida em relação à véspera, com mais 1.295 pessoas com diagnóstico positivo (na segunda-feira foram reportadas 1.406), de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico.
Até ao momento, 337.168 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Recorde-se que o Reino Unido apresenta números diários de infeções acima das mil de forma consecutiva desde 25 de agosto. Este facto levou o governo escocês a admitir "preocupação", depois de registar, na segunda-feira, o maior número de novas infeções desde 16 de maio.
Apesar de a mortalidade continuar em queda, o número de casos de contágio tem vindo a aumentar gradualmente desde julho, na sequência do desconfinamento no país.
O número de pacientes de Covid-19 hospitalizados também está em declínio, mantendo-se 764 internados, dos quais 60 com necessidade de ventilador.
Perante este cenário, o primeiro-ministro, Boris Johnson, disse hoje estar otimista e "absolutamente confiante" de que o Reino Unido vai conseguir controlar novos surtos de coronavírus. "Aos poucos, este país incrível está a erguer-se e a recuperar da crise e neste Governo estamos comprometidos a fazer absolutamente tudo ao nosso alcance para ajudar", acrescentou.