AO MINUTO: Bruxelas quer regras comuns. Meio milhão instalou app

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Notícia

© Reuters

Sara Gouveia
04/09/2020 08:10 ‧ 04/09/2020 por Sara Gouveia

Mundo

Covid-19

Esta sexta-feira, começa no Seixal, a 44.ª edição da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, abre as portas a militantes e visitantes, pelas 16h00, com o espaço limitado a 16.563 pessoas, por decisão da Direção-Geral da Saúde, devido à pandemia de Covid-19.

Recorde-se que o boletim epidemiológico mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 406 novos casos e mais quatro vítimas mortais da Covid-19 nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 59.457 casos de infeção por coronavírus e 1.833 óbitos. O número de recuperados situa-se em 42.427.

Durante o dia de ontem, o Reino Unido dividiu-se e a Escócia e o País de Gales anunciaram que quem chegar de Portugal vai ter de ficar em isolamento durante duas semanas a partir da madrugada de sábado. A exceção é feita aos Açores e à Madeira.

pandemia já provocou pelo menos 869.718 mortos e infetou mais de 26,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

16h00 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h58 - A pandemia teve um impacto direto de 100 milhões de euros nas contas da EDP, mas a elétrica registou "resultados sólidos" no primeiro semestre e continua "confortável" com os objetivos financeiros traçados, afirmou hoje o presidente executivo interino. "Fomos, obviamente, impactados (e fortemente) pela covid. Todos foram", afirmou Miguel Stilwell de Andrade durante uma 'conference call' com analistas para apresentação dos resultados do primeiro semestre da EDP.

15h53 - O atendimento no Serviço de Urgência do Hospital de Santarém regressa no sábado à normalidade, com a apresentação dos médicos que se encontravam em quarentena e cujo teste à Covid-19 deu negativo, disse hoje fonte da administração.

15h40 - Recorde aqui os pontos mais importantes da conferência de imprensa da Direção Geral da Saúde.

15h15 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas um caso positivo de Covid-19 em São Miguel e uma recuperação de um doente também na mesma ilha açoriana, informa hoje o comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional.

14h48 - Cerca de 1.200 instituições aderiram ao Programa Adaptar Social +, que apoia financeiramente a implementação de medidas de prevenção contra a disseminação de Covid-19, anunciou hoje a ministra da Solidariedade Social.

14h47 - Meio milhão de pessoas descarregaram a aplicação 'Stayaway Covid', que permite rastrear contactos de infeção, avançou hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

14h25 - A Comissão Europeia adotou hoje uma proposta com vista a garantir que quaisquer medidas decididas pelos Estados-membros que restrinjam a livre circulação devido à pandemia da Covid-19 sejam coordenadas e comunicadas claramente a nível da UE.

14h21 -  Cerca de 400 profissionais vão integrar as Brigadas de Intervenção Rápida que deverão começar a funcionar este mês para dar apoio imediato a lares atingidos por surtos de Covid-19, anunciou hoje a ministra da Segurança Social.

14h16 - O ministro da Saúde de Itália, Roberto Speranza, propôs hoje aos países que fazem parte do G20 que imponham "testes recíprocos" nos aeroportos no sentido de detetar casos de covid-19 nos pontos de chegada e saída de passageiros. 

14h03 - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou hoje que vai coordenar uma operação de proporções "inéditas" de compra e distribuição de vacinas contra a doença Covid-19 para dezenas de países de baixos e médios rendimentos.

13h54 - Siga abaixo a conferência de imprensa da DGS sobre a evolução da Covid-19 em Portugal:

13h38 - Quinze bombeiros dos Voluntários de Guimarães estão de quarentena, depois de um outro operacional ter acusado positivo para a covid-19, disse hoje o 2.º comandante da corporação à Lusa.

13h32 - Portugal registou mais quatro mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e 406 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira. O total de casos confirmados, desde o início da pandemia, é agora de 59.457 e o de óbitos de 1.833. No último dia, foram considerados curadas 149 pessoas, sendo o total de recuperados do novo coronavírus em Portugal de 42.576.

13h01 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de pelo menos 869.718 pessoas e infetou mais de 26,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

12h51 - Pela primeira vez, desde o dia 15 de agosto, a Rússia reportou mais de cinco mil infetados num dia, relata o The Moscow Times. Após este registo de 5.100 casos, o total acumulado de casos confirmados no país subiu para 1.015.105. Relativamente às vítimas mortais, há registo de 17.649, sendo que 121 foram reportadas nas últimas 24 horas.

12h48 - Quebras homólogas de faturação de 40% em agosto foram reportadas por 70% das empresas inquiridas pela Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal (AHRESP), num inquérito onde 9% das empresas admite mesmo não conseguir pagar salários. O verão não está a ser suficiente para as empresas de restauração e bebidas recuperarem dos prejuízos do confinamento gerado pela pandemia da covid-19.

12h46 - De acordo com a porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), a entidade não espera "uma vacinação generalizada contra o novo coronavírus até meados do próximo ano", conta a Reuters. Segundo Margaret Harris, nenhuma das vacinas candidatas, em testes clínicos avançados, demonstrou ainda um "sinal claro" de eficácia de pelo menos 50%.

12h19 - Uma das principais fábricas do maior produtor de cerveja do mundo, a AB InBev, está parada desde quinta-feira devido à descoberta de um surto de infeção do novo coronavírus, indicou hoje fonte sindical. Nove empregados testaram positivo para o novo coronavírus nos últimos oito dias e um deles está hospitalizado num "estado crítico". Trata-se da fábrica de Jupille-sur-Meuse, perto de Liége (leste da Bélgica), município que inspirou o nome da Jupiler, uma das marcas mais conhecidas do gigante cervejeiro.

12h12 - No desporto, Marquinhos do Paris Saint-Germain é um dos jogadores do clube que testaram positivo para a Covid-19. A companheira do jogador de futebol, Carol Cabrino, também está infetada com o novo coronavírus, e ambos fizeram questão de tranquilizar os fãs garantindo que "estão bem". 

12h09 - O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, declarou hoje que pretende proteger os idosos, criar condições para o funcionamento das escolas e manter a economia a funcionar durante a segunda vaga da pandemia de Covid-19. A Hungria registou hoje 459 novos casos do coronavírus, o maior número diário desde o início da pandemia, informaram as autoridades húngaras.

11h57 - O turismo na União Europeia (UE) sofreu uma quebra de 75% em junho face a fevereiro, em consequência da pandemia de Covid-19, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

11h44 - O governo regional de Madrid decidiu endurecer as medidas de luta contra a propagação da Covid-19.

Assim, a partir de segunda-feira:

  • Limite a um máximo de 10 pessoas as reuniões em espaços públicos e privados.
  • Afluência vai diminuir de 75% para 60% nos casamentos, bem como nos locais de culto e cemitérios;
  • Distância mínima de 1,5 metros entre as cadeiras nos estabelecimentos de restauração, uma separação que até agora só era necessária entre as mesas;
  • Passa a ser proibida a participação de público em touradas, que até agora podiam ter uma capacidade máxima de 75% da lotação;
  • Não serão autorizadas atividades de entretenimento ou recreativas públicas em recintos e áreas normalmente não dedicadas a tais atividades;

A região de mais de 6,5 milhões de habitantes tem, desde o início da epidemia, mais de um quarto dos infetados e das mortes com a doença.

10h29 - A Comissão Permanente de Vacinação do Instituto Robert Koch (RKI) disse hoje que teme a escassez da vacina contra gripe este outono, na Alemanha, como resposta à pandemia de Covid-19. "Se recomendássemos a toda a população que se vacinasse contra a gripe, estaríamos a sugar este recurso e, dessa forma, o grupo que realmente necessita dela, não teria suficiente", revelou hoje Thomas Mertens, presidente da Comissão Permanente de Vacinação do RKI, em declarações à RTL.

10h12 - Há mais um lar em Santarém com um surto de Covid-19. Segundo a TVI24, há 13 casos positivos na Quinta de Valmonte - Residência Sénior.

10h00 - O governo britânico decidiu manter Portugal na lista dos países isentos de quarentena em Inglaterra devido à reduzida 'taxa de positividade', justificou hoje o ministro dos Transportes, a propósito da diferença relativamente à Escócia e País de Gales. Grant Shapps disse hoje à BBC que o critério privilegiado foi o número de casos que testaram positivo, considerado "muito importante porque não queremos excluir países por fazerem o que está certo e fazerem muitos testes".

9h37 - Ao final do dia de ontem: 

9h22 - Pelo menos 22 estabelecimentos de ensino tiveram de ser encerrados em França quatro dias depois do início do ano escolar por terem sido detetados casos de Covid-19, disse hoje o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer. O ministro disse à emissora Europa 1 que 12 estabelecimentos de ensino foram encerrados no território metropolitano francês e dez na ilha de Reunião, território ultramarino.

9h04 - Os anticorpos, proteínas que ajudam os humanos a combater o novo coronavírus, responsável pela Covid-19, duram pelo menos quatro meses e não desaparecem rapidamente, disseram cientistas na Islândia num estudo focado na imunidade ao novo coronavírus.

8h56 - Alemanha registou 782 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 246.948 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus. Em relação aos óbitos, o país reviu o número em baixo, sendo que há 9.319 vítimas mortais (menos duas do que ontem). 

8h39 - Quanto tempo leva para que as crianças infetadas com o novo coronavírus consigam eliminá-lo do seu corpo e quando é que estas começam a produzir anticorpos? Esta foi a pergunta de partida para a realização de um novo estudo do Children's National Hospital, nos EUA, publicado esta quinta-feira no Journal of Pediatrics, que descobriu que o SARS-CoV-2 e os anticorpos podem coexistir nesses pacientes. Saiba mais aqui

8h23 - A Nova Zelândia registou hoje a primeira morte provocada pelo novo coronavírus em mais de três meses, anunciou o Ministério da Saúde neozelandês. A vítima, que morreu hoje no hospital, era "um homem na casa dos 50 anos" que fazia parte da família responsável pelo novo surto de Covid-19 surgido em meados de agosto, em Auckland, segundo um comunicado do Ministério.

8h12 - O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi hoje internado no Hospital San Raffaele de Milão dias depois de ter testado positivo à Covid-19, informaram os seus porta-vozes. Para além do ex-presidente, dois dos seus filhos, Barbara, de 36 anos, e Luigim, com 31, bem como a sua atual namorada, a congressista Marta Fascina, de 30 anos, deram positivo no teste do coronavírus.

8h00 - O governo britânico está a ser acusado de falta de "clareza" pelo setor do turismo a propósito do corredor aéreo para Portugal, com os turistas a ficarem "completamente confusos" com as diferentes abordagens. Ontem, a Escócia e o País de Gales voltaram a colocar o país na 'lista negra', sujeito a quarentena, contrariando o governo britânico, que para já manteve Portugal na lista de 'países seguros'.

7h41 - A Índia voltou a ultrapassar os 83 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, depois de um dia antes ter batido o recorde mundial de novas infeções num só dia, com 83.883 contágios. Nas últimas 24 horas, a Índia registou 83.341 infeções, acumulando mais de 3,9 milhões desde o início da pandemia e aproximando-se do Brasil (o segundo país do mundo com mais casos), com 4.041.638 contágios e mais 1.096 mortes, elevando o total de óbitos para 68.472, segundo os dados oficiais. 

7h39 - A Colômbia contabiliza mais de 640 mil infeções por coronavírus desde o início da pandemia e anunciou 8.235 casos e 270 mortes nas últimas 24 horas, indicaram na quarta-feira as autoridades. No total, desde que a pandemia começou a Colômbia regista 641.574 casos e 20.618 mortes.

7h34 - No Seixal, a 44.ª edição da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, abre as portas a militantes e visitantes, pelas 16h, com o espaço limitado a 16.563 pessoas, por decisão da Direção-Geral da Saúde, devido à pandemia de Covid-19. O certame anual do PCP tem estado envolto em polémica, com muitas críticas pela sua realização este ano, especialmente pelas forças políticas da direita (PSDCDS-PP, Chega) e outras personalidades públicas.

7h23 - A Argentina registou 12.026 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo diário no país, informaram as autoridades. O Ministério da Saúde elevou o total de óbitos para 9.361 e o de casos para 451.198.

7h18 - A China atingiu hoje 19 dias consecutivos sem registar casos locais da Covid-19, já que os 25 novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades. Desde o início da pandemia, a China registou 85.102 infetados e 4.634 mortos devido à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

7h13 - O prazo de candidatura às linhas de apoio do Ministério da Cultura às entidades artísticas e de adaptação dos espaços às medidas de prevenção de contágio da Covid-19, encerram hoje. A linha de apoio às entidades artísticas, que dispõe de 3 milhões de euros de dotação, "visa apoiar a retoma e manutenção das atividades das entidades artísticas e o seu regular funcionamento", tendo em conta "os prejuízos decorrentes da suspensão total ou parcial de atividade no contexto da pandemia Covid-19".

7h09 - O México registou 513 mortos e 5.937 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades. No total, o México registou 66.329 mortos e 616.894 contágios desde o início da pandemia.

7h04 - Os Estados Unidos registaram 1.085 mortos e 37.780 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Com este balanço diário, os EUA elevaram o número de óbitos para 186.754 e o de casos confirmados para 6.149.265.

7h00 - Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento, mas se quiser recordar o acompanhamento anterior clique aqui.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas