Um dia depois de Alexey Navalny, o principal opositor de Vladimir Putin, ter saído do coma induzido após ter sido envenenado com um agente nervoso do grupo do Novichok, a sede de campanha da sua equipa na cidade de Novosibirsk, na Sibéria, foi alvo de um ataque com uma substância desconhecida, de acordo com a CNN.
Pelo menos três voluntários da equipa de Navalny tiveram de ser hospitalizados depois de experienciarem tonturas, convulsões e dificuldades respiratórias.
As câmaras de videovigilância na sede de campanha da Coalition Novosibirsk 2020 captaram o momento do ataque, que foi perpetrado por dois homens que usavam máscaras.
“Um deles segurou a porta, o outro gritou insultos e atirou uma garrafa com um líquido amarelo com um cheiro químico pungente”, revelou Olga Guseva a responsável da equipa de Navalny em Novosibirsk.
Guseva afirmou que na altura do ataque estavam cerca de 50 pessoas no escritório. Todos tiveram de deixar as instalações porque o cheiro era “insuportável” e as pessoas começaram a tossir.
Появилось видео нападения на штаб независимой коалиции «Новосибирск 2020». Неизвестный бросил флакон с едкой жидкостью и убежал. После случившегося двоим волонтерам стало плохо — одного, а затем и другого увезла скорая@sibmbkmedia pic.twitter.com/sXfrMLAbxk
— E.L. (@El_espanola) September 8, 2020
Alexey Navalny visitou Novosibirsk poucos dias antes de ficar doente. No final do mês vão decorrer as eleições locais.