AO MINUTO: Casos descem ligeiramente por cá. Reino Unido aperta medidas
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Getty Images
Mundo Covid-19
Segundo os dados mais recentes, emitidos pela DGS, Portugal contabilizou mais cinco mortos relacionados com a Covid-19 e 463 novos casos de infeção. Há no total, desde o início da pandemia, 1.925 óbitos e 69.663 casos confirmados de Covid-19.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 965 mil pessoas e infetou mais de 31,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
15h - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos em permanência aqui.
14h34 - Segundo os dados mais recentes, emitidos pela DGS, Portugal contabilizou mais cinco mortos relacionados com a Covid-19 e 463 novos casos de infeção. No total, desde o início da pandemia, são registados 1.925 óbitos e 69.663 infetados.
14h12 - A Póvoa de Varzim já regista 172 casos confirmados de Covid-19. Nos últimos 20 dias, têm sido reportados vários surtos no concelho e mais de uma centena de pessoas encontram-se em quarentena, adiantou esta terça-feira a TVI24. No centro social 'Bonitos de Amorim', o maior foco ativo da localidade, os casos positivos subiram para 17 mas são todos assintomáticos: 13 funcionários e quatro crianças, com menos de um ano de idade. Há ainda 90 pessoas em quarentena.
13h32 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou hoje que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia, incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22h, pode ficar em vigor durante pelo menos seis meses. "Não vamos poupar esforços em desenvolver vacinas, tratamentos, novas formas de testagem em massa. Mas a não ser que façamos progressos visíveis, assumimos que as restrições que anunciei vão ficar em vigor durante pelo menos seis meses", disse, durante uma declaração no parlamento.
12h53 - O município alentejano de Moura reforçou a oferta de transporte escolar no concelho para garantir o cumprimento das normas da Direção-Geral da Saúde e que os alunos sejam transportados de forma segura devido à pandemia de covid-19. Em comunicado hoje divulgado, a Câmara de Moura, no distrito de Beja, refere que no início deste ano letivo constatou que havia "sobrelotação de algumas carreiras" de transporte escolar e reuniu com o operador que presta o serviço para serem encontradas soluções.
12h42 - O líder do Partido Trabalhista britânico, Keir Starmer, alertou hoje que um eventual novo confinamento no Reino Unido devido à pandemia Covid-19 será resultado da "incompetência" do governo de Boris Johnson. "Um segundo confinamento não deveria ser inevitável. Seria um sinal do fracasso do governo", afirmou hoje, num discurso durante o congresso do 'Labour', referindo o impacto de mais restrições na saúde física e mental das pessoas e na economia britânica.
12h16 - O Ministro da Saúde espanhol apelou hoje à população de Madrid para limitar os seus movimentos e contactos ao "essencial", a fim de travar a propagação da epidemia de Covid-19. "Recomendo à população de Madrid que reduza o mais possível os seus movimentos, que respeite escrupulosamente as medidas tomadas pelas autoridades sanitárias da região e que reduza ao máximo os seus movimentos àquilo que é essencial, assim como os contactos às pessoas mais próximas", disse Salvador Illa à rádio Cadena Ser, sublinhando que "a situação mais preocupante é em Madrid". As declarações foram feitas numa altura em que quase um milhão de pessoas na capital espanhola e arredores estão sujeitas a restrições rigorosas dos seus movimentos durante duas semanas desde a manhã de segunda-feira.
12h12 - Os jogadores e equipa técnica do Escouralense, do principal campeonato de futebol distrital de Évora, estão cumprir quarentena obrigatória, depois de dois atletas terem testado positivo para a Covid-19, disse hoje o presidente do clube. Todos os atletas, equipa técnica e dirigentes fizeram testes no sábado, depois de o primeiro caso ter sido detetado há mais de uma semana.
11h58 - Na vizinha Espanha, a Covid-19 veio expor uma situação precária na saúde do país, que se deu conta da falta de profissionais de saúde para fazer frente a uma situação destas. A situação leva mesmo o jornal espanhol ABC a afirmar que faltam, em Espanha, entre cinco a nove mil médicos para que o país se mantenha ao nível da média europeia.
11h51 - O Torino publicou, esta terça-feira, um comunicado nas plataformas oficiais no qual confirma que um elemento do plantel principal testou positivo ao novo coronavírus. Na nota, o emblema da cidade de Turim informou que o atleta em causa "está assintomático e em isolamento", estando a ser acompanhado pelo departamento médico do clube, e que não esteve na lista de convocados para o encontro do passado fim de semana diante da Fiorentina.
Comunicazione della Societàhttps://t.co/JKVgbUmqjL#SFT
— Torino Football Club (@TorinoFC_1906) September 22, 2020
11h34 - O número de mortos em África devido à covid-19 ultrapassou a barreira dos 34 mil nas últimas 24 horas, com mais 121 vítimas mortais, num total de 1.412.310 casos na região, de acordo com dados oficiais. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se nos 55 Estados-membros da organização mais 4.630 casos de infeção. Morreram até hoje 34.072 pessoas na região devido à covid-19, com os recuperados a atingirem os 1.158.162, mais 4.195 nas últimas 24 horas.
11h28 - Um recorde de dois milhões de novos casos de Covid-19 foram registados na semana passada, enquanto o número de mortes caiu 10%, indica hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, a região europeia da OMS registou o maior aumento de mortes entre 14 e 20 de setembro (+ 27%) em comparação com a semana anterior. Com exceção de África, todas as regiões registaram um aumento nos casos na última semana.
11h24 - O Atlético de Madrid decidiu suspender o treino previsto para a manhã desta terça-feira por ainda não ter recebido os resultados dos mais recentes testes à Covid-19. Segundo as informações prestadas por fontes colchoneras à imprensa espanhola, o clube onde alinha o português João Félix decidiu suspender o treino "por precaução" por ainda estar à espera dos resultados dos testes realizados na véspera, dia em que houve uma sessão de treino.
10h21 - Um estudo divulgado, esta terça-feira, revela que 40% dos portugueses não sobrevive financeiramente a um novo Estado de Emergência ou confinamento por causa do novo coronavírus. O mesmo inquérito revela ainda que a estagnação dos negócios não é viável por mais de dois meses. Segundo o mesmo inquérito, o setor dos serviços foi o mais impactado pela pandemia.
10h08 - O diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças em África, John Nkengasong, foi distinguido hoje pela Fundação Bill & Melinda Gates com o prémio 'Global Goalkeeper' pelo seu papel central durante a pandemia de Covid-19. "Desde o início da pandemia, tornou-se uma voz central para a comunidade científica africana. É um incansável defensor da colaboração global e das práticas de saúde pública baseadas em provas e um campeão na luta para minimizar as consequências sociais e económicas da Covid-19 em todo o continente africano", adiantou, em nota, a organização dos prémios.
9h47 - Emily Chrislip, natural do Idaho, nos EUA, aceitou ser barriga de aluguer para um casal da China, o ano passado. Contudo, a pandemia deu uma volta à vida de todos nós e no caso desta jovem, que já deu à luz, isso significou a impossibilidade de entregar a criança àqueles que deveriam ser os seus pais. Inicialmente Emily e o marido pensavam que tudo voltaria ao normal em "quatro semanas", pelo que não se importaram de ficar a tomar conta da criança. Contudo, já lá vão quatro meses.
View this post on Instagram
9h15 - No mundo do entretenimento, Sharon Osbourne foi forçada a ficar em casa, de quarentena, depois da neta, Minnie, de três anos, ter testado positivo para a Covid-19. Apesar de ter testado negativo, a celebridade teve de ficar de quarentena e ainda tem mais uma semana pela frente em isolamento. "Como disse, eu não tenho. Continuo a testar negativo, mas temos de estar em segurança", afirmou.
Not how I wanted to start the new season of @TheTalkCBS pic.twitter.com/OA4JTqLvXy
— Sharon Osbourne (@MrsSOsbourne) September 21, 2020
9h11 - Cristina Branco está de regresso aos palcos, depois de uma interrupção forçada pela pandemia e numa altura em que acabava de lançar o novo disco, 'Eva'. Ao Notícias ao Minuto fala com esperança numa retoma em segurança, depois de um período implacável para com a classe artística. "É como o primeiro dia do resto das nossas vidas”. É assim que a cantora define o gradual regresso à normalidade, depois de seis meses que impuseram muitas dificuldades de forma transversal. “Temos de que nos refazer, temos que encontrar novas formas de aprender a viver”, concede.
9h02 - A Segurança Social vai abrir um período extraordinário para candidaturas aos apoios da Covid-19 para os trabalhadores independentes e para membros de órgãos estatutários, anunciou o organismo. Assim, quem não conseguiu submeter o processo poderá fazê-lo entre os dias 23 e 30 de setembro. "Este período excecional de candidaturas destina-se a possibilitar o acesso a estes apoios extraordinários aos trabalhadores independentes e/ou membros de órgãos estatutários que, afetados na sua atividade económica pelos efeitos da pandemia Covid-19 nos períodos anteriores, não conseguiram submeter os respetivos processos, ou não reuniam requisitos para a submissão das respetivas candidaturas", pode ler-se numa nota publicada no site da Segurança Social.
8h42 - Um estudo concluiu que não existe uma ligação direta entre as infeções da Covid-19 e a utilização do transporte ferroviário na Área Metropolitana de Lisboa, considerando como fator mais determinante as questões socioeconómicas. "Verificou-se que, quando se comparam essas linhas, não se associavam de uma forma homogénea. Ou seja, o risco de infeção não era superior nas freguesias mais próximas das estações do que naquelas mais afastadas", apontou o professor Milton Severo, um dos autores do estudo.
8h35 - No desporto, um dia depois de ter revelado a existência de seis casos positivos do novo coronavírus na equipa principal, o Flamengo publicou uma nota nas redes sociais no qual confirma que mais um atleta testou positivo à Covid-19. O clube informa também que o atleta em causa está isolado e assintomático e a ser acompanhado pelo departamento médico.
O atleta em questão está assintomático, em isolamento na concentração e assistido pelo Departamento Médico do clube. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) September 21, 2020
8h32 - Regressar às aulas em tempos de Covid-19. Como posso ajudar o meu filho? "A pandemia por Covid-19 trouxe inúmeros desafios à vida quotidiana. As crianças, tal como os adultos, estão a sentir essas mudanças de forma profunda. O regresso às aulas é um marco importante e desejado por muitos alunos, mas pode ser também motivo de medo, ansiedade e insegurança", afirma Catarina Figueiredo, pediatra no Hospital CUF Cascais e na Clínica CUF S. Domingos Rana. Consulte aqui algumas dicas da profissional de saúde para ajudar o seu filho nesta etapa.
8h28 - A Alemanha registou nas últimas 24 horas 1.821 infetados com o novo coronavírus, quase o dobro dos detetados na segunda-feira, com as autoridades a alertarem para um novo pico. O Instituto Robert Koch, centro epidemiológico de referência na Alemanha, manifestou preocupação ao comunicar estes dados: "Após uma estabilização temporária dos casos (...), observa-se atualmente um novo agravamento das infeções na população".
8h21 - Marta Temido defendeu que o país está mais bem preparado para lidar com a pandemia do que em março. Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu ainda que o Serviço Nacional de Saúde está longe de estar em ruptura e que, neste momento, a prioridade do Governo é de detetar mais rapidamente novos casos e redobrar a atenção "àquilo que são patologias não Covid-19". Ainda sobre o contexto pandémico atual, a governante salientou que hoje o país está mais bem preparado para travar o novo vírus do que há seis meses: "Enfrentamos esta fase com confiança", declarou, argumentando que, neste momento, há "mais meios, mais recursos humanos e técnicos, mais organização e mais conhecimento".
7h50 - Sobre o que esperar para hoje:
-
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deve anunciar hoje novas medidas de combate à pandemia, numa declaração oficial no parlamento, após uma reunião do conselho de emergência. O alerta relativo à pandemia Covid-19 no Reino Unido deve subir para o segundo nível mais alto, aconselharam na segunda-feira os diretores gerais de saúde de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
- O Governo assina hoje com associações dos setores da hotelaria e alojamento local e com a Movijovem, protocolos para garantir alojamento estudantil em hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local. Ação representa um reforço de 4.500 camas para estudantes universitários.
7h48 - As grávidas infetadas com Covid-19 têm ainda maior risco de sofrerem um parto prematuro e de serem internadas numa unidade de cuidados intensivos, comparativamente a mulheres grávidas da mesma idade, indica um estudo realizado por cientistas europeus e chineses divulgado na revista Galileu. Os investigadores detetaram que as chances de parto prematuro eram significativamente mais altas em grávidas e mães recentes infetadas com o vírus, relativamente àquelas que haviam testado positivo.
7h46 - A Índia registou 75.083 mil casos de Covid-19 e 1.053 mortes provocadas pela doença nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades indianas. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 88.935 mortos e mais de 5,5 milhões de casos (5.562.664), esperando-se que em algumas semanas ultrapasse os Estados Unidos, atualmente o país com mais infetados (6,8 milhões).
7h43 - A China atingiu hoje 37 dias consecutivos sem infeções locais de Covid-19, mas registou seis casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas. Os casos importados foram diagnosticados nos municípios de Xangai (leste) e Tianjin (norte), e nas províncias de Guangdong (sul) e Yunnan (sudoeste). As autoridades disseram que, nas últimas 24 horas, 13 pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país asiático se fixou em 166. Desde o início da pandemia, a China registou 85.297 infetados e 4.634 mortos devido à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.
7h37 - Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi desenvolvida pelo fabricante de equipamento de iluminação Ushio em colaboração com a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, para potencial uso na desinfeção de espaços com grande afluência e elevado risco de contágio, como transportes públicos ou escritórios. As lâmpadas de luz ultravioleta são utilizadas há muito como meio de esterilização, especialmente nas indústrias médicas e de processamento alimentar.
7h34 - O Peru atingiu os 772.896 casos e 31.474 óbitos por Covid-19, após registar 400 infetados e 105 mortos nas últimas horas, segundo dados oficiais das autoridades. O Ministério da Saúde informou na segunda-feira que no país existem atualmente 9.087 pessoas internadas, das quais 1.415 estão em unidades de cuidados intensivos. Do total de casos detetados desde a notificação do primeiro contágio no país, a 06 de março, já são 622.418 as pessoas que receberam alta hospitalar ou completaram o período de isolamento domiciliário.
7h19 - A Argentina registou 429 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde diário, elevando o número total de óbitos para 13.482, informaram as autoridades. Este é o maior número de mortes desde que a pandemia atingiu o país sul-americano, onde medidas de contenção estão em vigor desde 20 de março, com reduções graduais previstas para algumas regiões. O número total de contágios chegou a 640.134. Destes, 508.563 pacientes foram dados como recuperados.
7h12 - As autoridades de saúde moçambicanas lançam hoje um inquérito sero-epidemiológico na cidade da Beira, no centro de Moçambique, visando identificar as áreas de maior exposição à Covid-19. O inquérito sero-epidemiológico na cidade da Beira, a segunda mais importante do país, vai abranger a mais de 6.000 pessoas e espera-se que "ajude o Ministério da Saúde e outros setores a adotar estratégias de combate à pandemia", refere a delegação provincial de saúde de Sofala.
7h05 - O México registou 2.917 casos e 204 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas e elevou o número de contágios para 700.580 e o de óbitos para 73.697, informaram as autoridades de saúde. As infeções acumuladas apresentaram um crescimento de 0,41% em relação às do dia anterior, enquanto as mortes aumentaram nas últimas 24 horas em 0,27%, explicaram as autoridades.
7h02 - Os EUA somaram 282 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas e aproximam-se cada vez mais dos 200 mil óbitos desde o início da pandemia, liderando a estatística mundial com 20,7% das vitimas fatais. Os Estados Unidos atingiram na segunda-feira 199.756 mortes das 962.232 contabilizadas em todo o mundo. O país norte-americano soma agora 6,8 milhões de casos, uma lista que também lidera e na qual outros cinco países americanos estão entre os dez do mundo com mais contágios confirmados - Brasil (terceiro com 5,48 milhões), Peru (quinto com 768.895), Colômbia (sexto com 765.076), México (sétimo com 697.663) e Argentina (décimo com 631.365).
7h00 - Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento constante da evolução da pandemia um pouco por todo o mundo. Pode recordar o registo anterior ao clicar aqui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com