De acordo com a última atualização da Direção-Geral da Saúde, Portugal contabiliza 1.995 mortes e 78.247 casos de infeção, sendo que, nas últimas 24 horas, foram registados mais 12 mortos relacionados com a Covid-19 e 963 novos casos de infeção com o novo coronavírus.
Lá fora, a notícia de que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira dama, Melania Trump, estão infetados está a marcar a atualidade. Numa mensagem, deixada durante a noite desta sexta-feira, Trump agradeceu as mensagens de apoio e garantiu que se encontra "muito bem". Recorde-se ainda que o presidente americano foi transportado para um hospital, na sexta-feira, como medida de precaução, para estar sob observação enquanto recupera da infeção pelo novo coronavírus.
No que diz respeito ao desenvolvimento de vacinas contra o novo vírus há novidades. As autoridades sanitárias brasileiras anunciaram que receberam para análise os resultados da Coronavac, uma possível vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e da qual o Brasil já comprou 46 milhões de doses.
Ainda sobre a evolução da pandemia, o novo coronavírus continua a não dar tréguas. A Índia ultrapassou as 100.000 mortes confirmadas de Covid-19 este sábado, colocando o número de mortos no país em quase 10% do total de óbitos mundiais, atrás apenas dos Estados Unidos e Brasil.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:
00h00 - Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de domingo. Consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
23h57 - Três profissionais e um doente infetados no hospital de Vila Real. O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disse hoje que foram detetados quatro casos positivos de infeção por Covid-19 no hospital de Vila Real, entre os quais três profissionais de saúde e um doente.
23h55 - Liga italiana confirma Juventus-Nápoles no domingo. O jogo entre a Juventus e o Nápoles, da terceira jornada da Série A, vai decorrer no domingo como agendado, apesar dos casos de Covid-19 nas duas equipas, confirmou hoje a Liga italiana de futebol.
23h47 - Trump diz que "vai vencer" coronavírus. O Presidente norte-americano, Donald Trump, que está internado após ter testado positivo ao vírus SARS-CoV-2, disse hoje ao amigo e advogado Rudy Giuliani que "vai vencer" o coronavírus, noticiou o jornal New York Post.
Trump terá dito a Giuliani no telefonema: "Sinto que podia sair daqui agora mesmo. Dizem-me que pode sempre haver um retrocesso com esta doença, mas sinto que podia sair e fazer um comício".
23h33 - O Brasil somou, este sábado, 26.310 novos casos ao total acumulado de casos confirmados, que é agora de 4.906.833. O número de novos casos divulgado hoje é ligeiramente inferior ao reportado ontem, 33.431
23h25 - O antigo governador do estado de Nova Jérsia e atual conselheiro de Donald Trump, Chris Christie, está infetado com o novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo próprio, durante a tarde de sábado, através do Twitter, onde adiantou, posteriormente, que ia ser hospitalizado por precaução.
I just received word that I am positive for COVID-19. I want to thank all of my friends and colleagues who have reached out to ask how I was feeling in the last day or two. I will be receiving medical attention today and will keep the necessary folks apprised of my condition.
— Governor Christie (@GovChristie) October 3, 2020
In consultation with my doctors, I checked myself into Morristown Medical Center this afternoon. While I am feeling good and only have mild symptoms, due to my history of asthma we decided this is an important precautionary measure.
— Governor Christie (@GovChristie) October 3, 2020
23h00 - O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disse hoje que foram detetados quatro casos positivos de infeção por covid-19 no hospital de Vila Real, entre os quais três profissionais de saúde e um doente.
22h30 - O estado brasileiro de São Paulo ultrapassou a fasquia do milhão de casos confirmados de covid-19, revelaram hoje as autoridades de saúde regionais, depois de serem notificadas a nível estadual mais 6.096 infeções nas últimas 24 horas.
22h20 - Afinal, como está Trump? Informação da Casa Branca gera confusão
Um dia após ser conhecido que testou positivo ao novo coronavírus, o estado de saúde de Donald Trump está a ser falado em todo o mundo e até a causar alguma confusão. Este sábado, a equipa médica que está a tratar o presidente norte-americano apresentou, em conferência de imprensa, uma imagem bastante otimista sobre a recuperação de Trump.
Todavia, o chefe de gabinete da Casa Branca disse depois aos jornalistas que os sinais vitais de Trump no último dia foram "muito preocupantes" e que este não está fora de perigo. Pedindo para não ser citado, Mark Meadows contrariou a versão mais otimista dos médicos e alertou que "os próximos dois dias seriam cruciais".
21h35 - O Reino Unido registou 12.872 novas infeções pelo novo coronavírus, quase o dobro dos casos notificados na véspera, e mais 49 mortes associadas à doença covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.
20h49 - Angola registou um novo recorde de casos positivos de covid-19, 159 novos casos, e mais três mortes, dois angolanos e um português, totalizando agora 193 óbitos, anunciou hoje a ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta.
19h59 - Novos casos em França voltam a subir com país a somar 16.972 infeções. O país registou 16.972 novos casos da doença Covid-19 e 49 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total de infetados e de óbitos para 606.625 e 32.198, respetivamente, desde o início da pandemia, foi hoje divulgado.
19h20 - Guarda Nacional Republicana (GNR) colocou fim a uma festa ilegal, com cerca de 80 pessoas, que decorria ao início da tarde deste sábado, junto à barragem do Funcho, em São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves.
19h10 - A Madeira regista hoje mais um caso de um doente infetado com a covid-19, elevando para 235 os casos positivos, diz hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).
18h41 - Senado americano cancela trabalho legislativo após casos de infeção. Os republicados decidiram cancelar todo o trabalho legislativo no Senado americano até 19 de outubro, depois de Donald Trump e três senadores terem sido infetados pela Covid-19, foi hoje anunciado.
18h37 - Estado de Trump descrito como "preocupante". O estado de saúde do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas últimas 24 horas foi hoje descrito como "preocupante" por uma fonte citada pela agência Associated Press, na sequência do internamento com Covid-19 no hospital Walter Reed.
A informação surge em oposição aos "progressos" hoje reportados aos jornalistas pela equipa médica no último boletim clínico sobre o presidente norte-americano. O médico Sean Conley frisou que "o presidente está muito bem, motivado e bem-disposto" e que não está sob auxílio de oxigénio para respirar.
16h55 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 70 casos positivos de Covid-19, elevando o total para 9.049 infeções e mantendo-se com 64 óbitos, informou hoje o Ministério da Saúde.
16h40- A equipa médica fez um balanço do estado clínico do Presidente norte-americano, adiantando que Donald Trump se encontra "muito bem", com alguma fadiga e congestionamento nasal, mas sem precisar de oxigénio. De acordo com os médicos, há 24 horas que Trump não apresenta febre. Mostrando confiança na recuperação do Presidente, a equipa sublinhou que é preciso ter cautela nos primeiros sete dias da infeção.
Assista aqui em direto:
16h08 - Itália regista 2.844 novos casos e total ultrapassa os 322 mil. Desde o início da pandemia em Itália, 322.751 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, sendo que 2.844 casos ocorreram nas últimas 24 horas. De acordo com os dados da Proteção Civil italiana, 35.968 pessoas morreram devido ao novo coronavírus, um aumento de 27 face a ontem.
15h38 - Lar de Seixas em Caminha com 29 idosos e nove funcionários infetados. Nove funcionários e 29 idosos do Centro Bem-Estar Social de Seixas, concelho de Caminha, testaram positivo à Covid-19, disse à Lusa o diretor da instituição, acrescentando que serão repetidos nove testes "que se revelaram inconclusivos".
15h18 - Subiu para 108 número de infetados nos lares da Misericórdia de Bragança. O número de infetados com o novo coronavírus nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Bragança subiu hoje para 108, quando falta ainda conhecer cerca de 80 resultados e vão ser testadas as restantes respostas sociais.
15h12 - Açores com dois novos infetados nas últimas 24 horas. A região autónoma registou nas últimas 24 horas dois novos casos positivos de Covid-19, um na ilha Graciosa e outro na ilha do Faial, anunciou hoje a autoridade de saúde da região.
14h40 - Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 12 vítimas mortais e 963 contágios de Covid-19, revelou este sábado a Direção-Geral da Saúde (DGS). Com esta atualização, no total, há no país registo de 1.995 óbitos e 78.247 infetados, desde o início da pandemia.
Já se encontra disponível o relatório de situação de hoje, 3 de outubro, que pode ser consultado integralmente em https://t.co/DMGHk9juMi#UmconselhodaDGS #sejaumagentedesaudepublica #estamoson pic.twitter.com/ig7HXiPb5Q
— DGS (@DGSaude) October 3, 2020
14h31 - A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 5.616 mortos nas últimas 24 horas no mundo e 323.984 novos casos, elevando para 1.029.593 vítimas mortais desde o surgimento da doença em dezembro, segundo o balanço diário da AFP.
14h06 - O Génova tem 17 futebolistas com resultado positivo para a Covid-19, depois de mais três terem testado positivo, anunciou hoje o clube, cujo jogo da terceira jornada da liga italiana, previsto para hoje, já tinha sido adiado.
13h55 - Lar da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos com 10 infetados. Seis utentes e quatro funcionários do Lar Santo André, em Barcelos, testaram positivo para a covid-19, anunciou hoje a Santa Casa da Misericórdia local.
13h26 - A Liga Portugal está, mais um vez, ao lado da Direção-Geral de Saúde no combate à propagação da Covid-19, tornando-se de forma oficial embaixadora pela aplicação que permite a monitorização de potenciais contactos infetados. Assumindo o seu papel de responsabilidade social, o organismo que tutela o Futebol Profissional português está a promover a aplicação Stayaway Covid.
13h00 - O Presidente chinês, Xi Jinping, desejou hoje uma "rápida recuperação" ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, e à sua mulher, Melanie Trump, depois de ambos testarem positivo para o novo coronavírus, informou a agência de notícia Xinhua. "A minha mulher, Peng Liyuan, e eu expressamos a nossa solidariedade e esperamos que [Donald e Melania Trump] recuperem rapidamente", disse Xi na sua mensagem ao casal presidencial dos Estados Unidos.
12h53 - Altos funcionários da Casa Branca estiveram em pública sem máscara após o anúncio de que Donald Trump estava infetado. A informação é comprovada pela Reuters, que divulgou uma compilação de vídeos, que mostra estes funcionários em público sem proteção individual depois de já se saber que o Presidente norte-americano estava infetado.
Hours after President Trump said he and First Lady Melania Trump had tested positive for the coronavirus, some top White House officials were still appearing in public without masks pic.twitter.com/94bUDtSo3n
— Reuters (@Reuters) October 3, 2020
12h44 - Está em isolamento? A DGS divulgou esta manhã alguns dos cuidados essenciais que se deve ter quando se está em isolamento. "Caso esteja em isolamento, permaneça em casa. Não se dirija ao trabalho, à escola ou a espaços públicos. Cuide de si, cuide de todos!", sublinha a autoridade de saúde.
12h18 - O número de novos casos de Covid-19 na Rússia mantém a tendência de aumento e aproxima-se dos 10.000, depois de ter registado 9.859 infeções nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades de saúde.
12h13 - Filhos de Trump testam negativo à Covid-19 e dizem estar a rezar pelo pai. Donald Trump Jr., de 43 anos, e Eric Trump, de 36, testaram negativo ao novo coronavírus, adianta a revista People. Bill Hemmer, da Fox News, conta que Trump Jr. e sua namorada, Kimberly Guilfoyle, foram testados na sexta-feira e os resultados deram negativos.
12h01 - O número de pessoas infetadas com Covid-19 subiu para as 33 no Lar Nossa Senhora do Pranto, em Salto, entre os quais 23 utentes e 10 funcionárias, disse o presidente da Câmara de Montalegre.
11h48 - O médico de Donald Trump, Sean Conley, divulgou um comunicado, no qual garantiu, cita a CNN, que o Presidente norte-americano está "muito bem" e que, apesar de não precisar de oxigénio, iniciou um tratamento com o medicamento antiviral remdesivir.
Entretanto, esta manhã, Trump já 'tweetou' a partir do hospital militar, dizendo que estava bem e agradecendo pelo apoio nas redes sociais: "Estou bem, acho eu! Obrigado a todos".
Going welI, I think! Thank you to all. LOVE!!!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 3, 2020
11h20 - A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, desejou hoje uma "rápida recuperação" ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à sua mulher, Melania, ambos infetados por Covid-19.
10h59 - Idosos fazem caminhadas ou dançam em casa para "manter a forma". A pandemia da Covid-19 chegou sem avisar e "virou do avesso" hábitos e rotinas, nomeadamente de idosos autónomos. Leia na íntegram os testemunhos de Ana, Palmira, Joana e Luís, que na 'idade de ouro' se reinventaram para "manter a forma" fazendo caminhadas ou dançando sozinhos em casa.
10h41 - Uma vacina contra a Covid-19 poderá começar a ser administrada por todo o Reino Unido daqui a três meses, revela um artigo, divulgado este sábado na Times. A informação foi avançada à publicação britânica por fontes governamentais não identificadas, envolvidas no desenvolvimento e distribuição da vacina de Oxford.
10h02 - África registou mais 132 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, subindo o número de óbitos para 36.504, num total de 1.497.391 infetados, segundo os últimos dados sobre a pandemia no continente.
9h41 - A Alemanha registou 2.563 novas infeções pelo coronavírus nas últimas 24 horas, sendo este o terceiro dia consecutivo com registo acima dos 2.500 casos, algo que não acontecia desde meados de abril, divulgou hoje o Instituto Robert Koch (RKI).
9h29 - O departamento de estudos económicos do Standard Bank considera que a economia de Moçambique vai entrar em recessão este ano, com um crescimento económico negativo de 1,3%, mas acelera para 2% no próximo ano.
9h04 - A temporada dos prémios Nobel arranca na segunda-feira com o anúncio do vencedor em Medicina, mas a edição deste ano, à semelhança de outros grandes eventos internacionais, também foi forçada a adaptações devido à pandemia da doença Covid-19. Por causa do novo coronavírus, a solução encontrada foi a realização de uma cerimónia quase inteiramente 'online', à exceção de uma reduzida plateia que estará no edifício da câmara de Estocolmo.
8h24 - Dos sete elementos da equipa do Presidente nos bastidores do debate entre Trump e Biden, pelo menos três encontram-se infetados com o novo coronavírus, adiantou esta manhã a CNN. Os restantes quatro colaboradores encontram-se a aguardar resultados. Na lista de infetados, encontra-se o diretor de campanha do Presidente norte-americano, Bill Stepien, a conselheira de Trump, Kellyanne Conway, e a diretora de comunicações da Casa Branca, Hope Hicks.
Update- WH debate prep room so far. President Trump: Positive Kellyanne Conway: Positive Bill Stepien: Positive Hope Hicks: Positive Chris Christie (tbd)Rudy Giuliani (tbd)Jason Miller - negative Stephen Miller (tbd)
— Dana Bash (@DanaBashCNN) October 3, 2020
8h01 - O jovem ator Luís Henrique Matos, que integra o elenco da novela da TVI 'Quer o Destino', está infetado com Covid-19. A informação foi revelada nas redes sociais do menino, de apenas 11 anos. "Infelizmente testei positivo à Covid-19. Estou sem sintomas, mas agora é ficar em casa e esperar que isto passe", pode ler-se na legenda de um vídeo onde Luís se mostra a fazer o teste ao novo coronavírus.
7h37 - A Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, cancelou a versão presencial, que devia abrir a 28 de novembro, e transpôs as iniciativas possíveis para o digital, por causa da pandemia de covid-19, anunciou a organização.
7h23 - A China desejou hoje ao Presidente dos Estados Unidos e à sua mulher, Melânia Trump, que testaram positivo à Covid-19, uma "recuperação rápida". "É triste saber que o Presidente e a primeira dama dos Estados Unidos tiveram um teste positivo. Espero que ambos recuperem rapidamente e fiquem bem", escreveu o porta-voz principal do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying, no Twitter.
7h21 - O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, desejou uma rápida recuperação ao seu homólogo norte-americano, após testar positivo à Covid-19, e indicou que Donald Trump "sairá mais forte, para o bem dos Estados Unidos e do mundo".
7h20 - A China atingiu hoje 48 dias consecutivos sem infeções locais de Covid-19, mas registou dez novos casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas.
7h14 - O antigo Presidente dos Estados Unidos Barack Obama enviou os "melhores votos" de recuperação ao seu sucessor, o republicano Donald Trump, que foi hospitalizado depois de ter testado positivo à presença do novo coronavírus.
"Embora estejamos no meio de uma grande luta política e a levemos muito a sério, também queremos enviar os nossos melhores votos ao Presidente dos Estados Unidos e à primeira-dama", disse o democrata Obama, citado pela agência France-Presse (AFP).
7h11 - O líder norte-coreano, Kim Jong-un, enviou uma mensagem ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que testou positivo à Covid-19, desejando-lhe que recupere "o mais rápido possível", informou hoje a agência estatal KCNA.
7h02 - O México reportou 414 mortos e 4.775 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 78.492 e o de casos para 753.090, de acordo com as autoridades.
7h00 - Os Estados Unidos registaram 899 mortos e 54.330 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
Recorde aqui os principais desenvolvimentos da pandemia, que ocorreram ontem, dia 2 de outubro, em Portugal e no resto do Mundo.