Os dados, publicados hoje no portal oficial da entidade criada para combater a pandemia de covid-19, revelam que foi superado o recorde anterior, de 17 mortes diárias, registadas em meados de abril.
Assim, o número total de óbitos causados pela pandemia desde o seu primeiro surto em março subiu para 853, totalizando ainda 32.298 infeções confirmadas, sendo 818 novos casos últimas 24 horas.
Existem atualmente 22.722 infeções ativas no país, com 627 pacientes hospitalizados, 32 deles ligados a um ventilador.
Apesar de a Hungria, país com cerca de 10 milhões de habitantes, ter encerrado as suas fronteiras para estrangeiros em 01 de setembro para conter a pandemia, o número de novos casos diários está entre 500 e 1.000, superando consideravelmente o da primavera, que mal chegou a 200.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e trinta mil mortos e mais de 35,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.018 pessoas dos 79.885 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.