AO MINUTO: Mais 1.394 novos casos; "Se for preciso, repensa-se o Natal"
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.
© Reuters
Mundo Covid-19
Esta terça-feira, Portugal ultrapassou o mil casos diários de infeção por Covid-19 e hoje a tendência manteve-se com mais 1.394 casos positivos, de acordo com o boletim divulgado pela DGS.
A notícia surge acompanhada da informação de que as unidades de cuidados intensivos dos hospitais Beatriz Ângelo (Loures) e Fernando Fonseca (Amadora) "estão com uma pressão muito grande". O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, antecipa que possam haver "dias mais complicados" na próxima semana, em que se prevê que a ARSLVT tenha a funcionar uma "coordenação centralizada dos casos para internamento e cuidados intensivos".
Na mesma senda, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) fez saber, também, que na primeira semana de outubro, viu aumentar a sua atividade, tendo transportado mais de dois mil utentes com suspeita do novo coronavírus.
No país vizinho, segue o braço de ferro entre o Governo central e Madrid para manter as restrições na capital espanhola. A declaração do estado de emergência na região por parte do primeiro-ministro Pedro Sánchez é o cenário mais provável.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:
15h00 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências aqui.
14h50 - "Estes indicadores inspiram-nos naturais preocupações sobre o ponto de vista da pressão sobre o Sistema de Saúde e no Serviço Nacional de Saúde (SNS)", afirmou Marta Temido, após a divulgação dos dados da Covid-19 em Portugal, esta sexta-feira.
14h36 - Madrid sob vigilância. Mais de 7.000 agentes da polícia e da Guarda Civil vão controlar o cumprimento das medidas do estado de emergência decretado hoje pelo Governo de Espanha em Madrid e outros nove municípios da região, anunciou o ministro do Interior.
14h20 - Israel apresentou uma melhoria nos números de novos infetados pelo novo coronavírus após três semanas de confinamento nacional, com uma percentagem de positivos situando-se hoje em 8%, em comparação aos mais de 15% em 30 de setembro. Nas últimas 24 horas, registaram-se 3.693 novos casos.
14h12 - A África registou, nas últimas 24 horas, mais 293 mortes devido à Covid-19, elevando o número total de óbitos para 37.680, num total de 1.546.691 infetados, mais 9.672 que ontem.
14h10 - As 1.638 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de covid-19 na região.
14h01 - Acompanhe a habitual conferência de imprensa da DGS, esta sexta-feira com a presença da ministra da Saúde Marta Temido
13h57 - Dados do boletim epidemiológico divulgado pela DGS, nas últimas 24 horas registaram-se mais 1.394 casos positivos. Com estes novos casos, esta sexta-feira, 9 de outubro, passa a ser o segundo dia desde o inicio da pandemia com o maior número diário de casos.
13h20 - O Governo chinês denunciou hoje as "mentiras" de "certos políticos norte-americanos" para explicar o aumento de perceções negativas sobre a China em vários países democráticos, onde a opinião é esmagadoramente crítica sobre a forma como o país lidou com a pandemia da covid-19.
13h10 - Por que motivo as crianças são mais resistentes à Covid-19? Os cientistas apuraram que os menores são detentores de índices mais elevados de duas moléculas presentes no sistema imunológico: a interleucina 17A (IL-17A) e o interferon gama (INF-γ) e creem que essa disparidade pode elucidar o motivo pelo qual as crianças têm uma maior capacidade de resistência à infeção pelo SARS-CoV-2 e a lutar contra o vírus no caso de serem infetadas.
13h00 - Covid-19 no mundo. A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.063.346 mortos em todo o mundo e mais de 36.595.740 infetados, desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
12h50 - Marcelo Rebelo de Sousa admitiu hoje que se for preciso repensar o Natal em família, é isso que será feito. "Se for preciso repensar o Natal em família, repensa-se. Não pode ser com 100 pessoas em família. Se for preciso, divide-se o Natal", atirou Marcelo durante uma visita a um hospital de Braga, onde lembrou que é preciso cumprir as "medidas que venham a ser adotadas".
12h43 - A edição de 2020 da prova Paris-Roubaix, a 'rainha das clássicas' do ciclismo mundial, foi cancelada devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje a sociedade organizadora da competição.
12h33 - Os projetos de lei de PS e PSD para possibilitar o voto de quem está em confinamento obrigatório devido à Covid-19 nas eleições presidenciais de 2021, foi aprovado, esta sexta-feira, na Assembleia da República.
12h28 - Afonso Lopes, ator de 'Terra Brava', da SIC, testou positivo para a Covid-19 durante uma visita à ilha da Madeira, estando neste momento preso num quarto de hotel. O artista tinha viajado para o local para desfrutar de uns dias de férias.
12h05 - A Fenprof revelou que há 122 escolas do país com surtos de Covid-19. "Neste momento, a Fenprof já identificou e confirmou a existência de casos de Covid-19 nos seguintes 122 estabelecimentos (106 públicos e 16 privados), distribuídos por 66 concelhos", anunciou. Eis a lista completa de estabelecimentos afetados pela pandemia.
11h43 - O Conselho de Ministros espanhol aprovou a declaração de estado de emergência em Madrid.
La declaración del Estado de Alarma en Madrid era evitable. Había alternativas. Lamentablemente los políticos hemos vuelto a fracasar. Las consecuencias las pagan los ciudadanos. Mis disculpas por ello. https://t.co/YMQ7YhIwxJ
— Ignacio Aguado (@ignacioaguado) October 9, 2020
11h42 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz estar otimista de que uma vacina contra a Covid-19 possa estar disponível globalmente numa questão de semanas. Estas são as vacinas que podem estar brevemente disponíveis.
11h26 - O Governo e os sindicatos da função pública cumprem hoje a segunda ronda de reuniões para a negociação coletiva geral anual, sem uma proposta do executivo para aumentos salariais em 2021 em cima da mesa. "O Governo não nos apresentou nenhum documento, não respondeu objetivamente à proposta apresentada pela Fesap", disse José Abraão, em declarações transmitidas pela RTP3.
11h24 - Um idosa de 95 anos morreu na Santa Casa da Misericórdia de Bragança, elevando para cinco o número de óbitos na instituição que mantém 97 utentes e 26 trabalhadores com infeção pelo novo coronavírus, informou hoje a instituição.
11h14 - A crise económica provocada pela pandemia de Covid-19 levou o Governo cabo-verdiano a fazer cortar em várias despesas públicas em 2021, suspendendo a compra de viaturas e de novos contratos para arrendamento de imóveis ou de consultoria.
11h00 - A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste informou hoje que foram detetados cinco casos de infeção pelo novo coronavírus na urgência do hospital de Bragança e que já foram testados todos os profissionais deste serviço.
10h40 - Um estudo da University College de Londres, concluiu que 86% das pessoas que testaram positivo à Covid-19, no Reino Unido, não apresentavam os sintomas típicos da doença, nomeadamente, tosse, febre ou a perda de olfacto.
10h20 - Segundo a Reuters, a Polónia registou hoje um novo máximo de casos diários com 7.739 novos casos de infeção, nas últimas 24 horas.
09h56 - Anthony Lopes testou positivo para a Covid-19, na quinta-feira à noite, e foi dispensado dos trabalhos da seleção nacional, informou esta sexta-feira a Federação Portuguesa de Futebol.
09h39 - A Rússia atingiu um novo recorde diário de novos casos de Covid-19, ao registar 12.126 infetados em apenas 24 horas. Quanto ao número de mortos, esta sexta-feira, há a lamentar 201 vítimas mortais da doença. No total, já morreram 22.257 pessoas.
09h20 - A Bulgária registou um total de 23.279 casos de Covid-19 no país e 880 mortes.
08h50 - A Alemanha registou mais 4.516 casos de Covid-19 e 11 mortos nas últimas 24 horas. No total, p país contabiliza, desde o início da pandemia, 314.660 infrtados e 9.589 mortos.
08h30 - O Governo espanhol deverá declarar hoje o estado de emergência em Madrid, se até ao fim da manhã o executivo regional desta região não tomar medidas legais para manter as atuais restrições à mobilidade na capital do país.
07h45 - Um relatório publicado esta quinta-feira no New England Journal of Medicine confirma os benefícios do Remdesivir no tratamento de pessoas hospitalizadas por causa da Covid-19.
07h39 - De acordo com os dados do Instituto Nacional de Emergência Médica, na primeira semana de outubro, sua atividade no âmbito da resposta à covid-19 aumentou. O INEM transportou 2.296 utentes com suspeita de infeção com o novo coronavírus na semana de 28 de setembro a 4 de outubro e fez 236 recolhas de amostras biológicas para análise.
07h03 - Saúde Mental. Os portugueses têm a partir de hoje um curso online gratuito sobre saúde mental que ensina a identificar sinais de alerta e a encontrar soluções num ano em que a pandemia tem desafiado a saúde mental de muitas pessoas.
06h48 - A Índia registou 964 mortos e 70.496 infetados com Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades, elevando o total de casos desde o início da pandemia para mais de 6,9 milhões.
06h39 - O professor universitário Ricardo Cabral entende que ao longo das últimas décadas o Estado português "desaprendeu", e que atualmente "só sabe de défice e de dívida, não sabe fazer mais nada" em matéria de política orçamental. Alargando a sua crítica à resposta à crise e aos planos de recuperação, a nível europeu, que serão implementados, Ricardo Cabral observou que "é um modelo que não está a funcionar", e que "a Europa não aprende e não é capaz de mudar".
6h20 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, convocou para hoje um Conselho de Ministros extraordinário para declarar o estado de emergência em Madrid, na sequência do grande aumento de infeções pelo novo coronavírus na capital espanhola e depois de uma decisão judicial ter anulado às restrições à mobilidade na cidade.
06h15 - O Governo e os sindicatos da Função Pública cumprem hoje a segunda ronda de reuniões para a negociação coletiva geral anual, sem uma proposta do executivo para aumentos salariais em 2021 em cima da mesa.
06h08 - O México registou na quinta-feira mais 370 mortos e 5.300 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas.
06h06 - Os Estados Unidos registaram 938 mortes devido à covid-19 e mais 53.668 casos da doença, nas últimas 24 horas, indicou na quinta-feira a Universidade Johns Hopkins.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com