De acordo com o Ministério da Saúde mexicano, o país contou 83.642 óbitos e 814.328 casos de covid-19 desde o início da pandemia.
A taxa de mortalidade no país é de 10,27%, uma das mais altas a nível mundial, e o índice de testes positivos 39%, quando a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 5%.
O México é o quarto país do mundo em número de mortes por covid-19, atrás dos Estados Unidos, do Brasil e da Índia, e é o nono em número de casos, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.
A covid-19 é a quarta causa de morte no México, atrás apenas de doenças cardíacas, diabetes e tumores malignos, de acordo com o Instituto de Estatística e Geografia mexicano.
Antes da divulgação destes dados, o Governo mexicano anunciou o pagamento antecipado, no montante de 159,8 milhões de dólares (135 milhões de euros), de mais de 51 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da COVAX, plataforma da OMS.
O objetivo é vacinar 20% da população, afirmou o Governo.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e sessenta e nove mil mortos e perto de 37 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.