AO MINUTO: Maior n.º de mortes em quase 5 meses, internados acima dos 900
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© REUTERS/Sergio Perez
Mundo Covid-19
Portugal contabilizou nas últimas 24 horas mais 16 mortos relacionados com a Covid-19 (número mais elevado desde 20 de maio) e 1.208 novos casos de infeção com o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o país já registou 2.110 mortes e 89.121 casos de infeção, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Nas últimas duas semanas, o vírus parece ter entrado numa curva ascendente, com o número diário de casos de contágio a ficar acima da barreira dos mil desde 8 de outubro. No sábado, dia 10 de outubro, foi inclusive atingido um novo máximo diário de novas infeções (1.646).
O número total de doentes internados, ainda que longe do pico, também é o maior em quase seis meses (916 hospitalizados).
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
15h15 - Este registo foi encerrado. Pode continuar a acompanhar as atualizações desta terça-feira aqui.
15h10 - Cristiano Ronaldo está infetado com o novo coronavírus. A Federação Portuguesa de Futebol anunciou em comunicado publicado, esta terça-feira, nas plataformas oficiais que Cristiano Ronaldo testou positivo ao novo coronavírus.
14h58 - PSP encerra discoteca ilegal em Loures com mais de 100 pessoas. A PSP encerrou dois estabelecimentos de restauração e bebidas, na madrugada de domingo, dia 11 de outubro, em Camarate, concelho de Loures, por não cumprirem as normas restritivas no âmbito da pandemia da Covid-19.
14h57 - Aluno impedido de entrar na escola mesmo com teste negativo à Covid-19. Um aluno do 9.º ano de uma escola de Lisboa está a ser impedido de entrar no estabelecimento de ensino depois de ter tido covid-19, apesar de a mãe já ter apresentado o resultado negativo do teste. Gabriel não vai às aulas há mais de três semanas, tendo perdido o contacto com os professores, colegas e com as matérias que estão a ser dadas. "Pedi que me fossem enviando trabalhos para ele poder ir acompanhando, mas nada. Hoje tinha um teste de Físico-Quimica e não o fez", contou à Lusa Judith Soares, mãe do rapaz de 14 anos.
14h56 - O que é conhecido até ao momento sobre a reinfeção com SARS-CoV-2? Os casos de reinfeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 são raros mas possíveis, confirmando-se atualmente cinco a nível mundial, e lançam um conjunto de dúvidas sobre o novo coronavírus e sobre a imunidade por exposição.
14h42 - Maior número de hospitalizações desde 20 de abril. O número total de doentes internados é hoje de 916 (mais 39 do que ontem), o maior número desde 30 de abril (968), em quase seis meses. O pico de hospitalizações, recorde-se, foi atingido a 16 de abril (1.302). Note-se, porém, que o número de hospitalizados está em curva ascendente desde 4 de outubro, tendo passado de 682 hospitalizados para 916. Do total de hospitalizados, 132 estão em unidades de cuidados intensivos (mais 4 do que ontem).
14h37 - Sexto dia consecutivo acima dos mil casos. Marca-se hoje também o sexto dia consecutivo em que são reportados mais de mil contágios (desde 8 de outubro). No sábado, dia 10 de outubro, foi inclusive atingido um novo máximo diário de novas infeções (1.646).
14h35 - Maior número de mortes desde 20 de maio. O número de óbitos divulgado esta terça-feira é o maior registo diário em quase 5 meses. O total acumulado é de 2.110.
14h05 - Portugal com mais 16 mortes e 1.208 casos de infeção. Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da DGS relativo às últimas 24 horas e que revela que houve mais 16 óbitos e 1.208 novos contágios. De referir que das vítimas mortais, 10 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, cinco na região Norte e um no Centro. Destaque ainda para os recuperados, que são já 54.047, mais 549 em relação a ontem.
Já se encontra disponível o relatório de situação de hoje, 13 de outubro, que pode ser consultado integralmente em https://t.co/tnNPwBcNxi#UmconselhodaDGS #sejaumagentedesaudepublica #estamoson pic.twitter.com/lQjf5hPItJ
— DGS (@DGSaude) October 13, 2020
13h43 - Os Países Baixos registaram a primeira morte no mundo de uma pessoa contagiada pela segunda vez pelo SARS-CoV-2, uma mulher holandesa de 89 anos, que também sofria de uma forma rara de cancro de medula óssea
13h19 - Surto em embarcações de pesca sobe para 30 infetados em Peniche. O surto em embarcações de pesca de longo curso acostadas para reparação nos Estaleiros Navais de Peniche (ENP) aumentou de 20 para 30 infetados, depois de conhecidos os resultados à Covid-19, disse hoje fonte da empresa.
13h17 - Pelo menos 1,081 milhões de mortos em todo o mundo. A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.081.902 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
13h04 - Governo britânico defende novas restrições apesar das críticas. O Governo britânico defendeu hoje o novo sistema de três níveis de restrições para travar a pandemia de Covid-19 apresentado na véspera, apesar de os assessores científicos do governo terem recomendado medidas mais duras há três semanas.
13h00 - Europa bate recorde com 700 mil novos casos numa semana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou hoje que a Europa registou mais de 700.000 novas infeções pelo novo coronavírus na semana passada, o número mais alto desde o início da atual crise pandémica. Nos dados semanais divulgados esta terça-feira, a agência da ONU destacou que o número de casos da doença Covid-19 e de mortes no continente europeu aumentou 34% e 16%, respetivamente.
12h53 - Peregrinação a Fátima decorreu sem atingir limite de peregrinos no recinto. O Santuário de Fátima fez um balanço positivo da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro, que hoje termina, durante a qual não foi atingido o limite de 6.000 peregrinos que tinha sido estipulado.
12h51 - Mais de 100 estudantes de Erasmus que estudam no Porto estão infetados. Mais de 100 estudantes do programa de mobilidade Erasmus que estudam no Porto estão infetados com Covid-19, 80 dos quais na Universidade do Porto (U. Porto) e 24 no Instituto Politécnico do Porto (IPP), revelaram hoje as instituições. Hoje, o gabinete de comunicação do IPP afirmou que, apesar do aumento de casos positivos entre os estudantes do programa Erasmus, o número de estudantes nacionais infetados com Covid-19 mantém-se, sendo sete os estudantes positivos.
12h20 - Coreia do Sul volta a ter público no futebol na reta final do campeonato. A liga sul-coreana de futebol voltará a contar a partir de sexta-feira com público nas bancadas, com a autorização para um limite até 25 por cento da capacidade, informou hoje a Federação sul-coreana (KFA).
12h18 - É imperativo que doentes renais tenham apoio psicológico durante pandemia. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) salientam, num estudo exploratório, a necessidade de os doentes renais crónicos terem "apoio psicológico de suporte" durante a pandemia, por forma a evitar riscos de infeção.
11h51 - Jogo entre a Nova Zelândia e a Austrália com 47 mil pessoas nas bancadas. O encontro de râguebi entre a Nova Zelândia e a Austrália, para a Taça Bledisloe, a disputar domingo no Eden Park, em Auckland, deverá contar com cerca de 47.000 espetadores, apesar da pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.
11h42 - Itália impõe novas medidas restritivas para conter a pandemia. Itália anunciou hoje novas medidas restritivas nos espaços público e privado destinadas a controlar o ressurgimento da pandemia do novo coronavírus no país, que já registou mais de 36.000 mortos. O decreto, assinado pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, válido por 30 dias, proíbe bares e restaurantes de atender e servir bebidas alcoólicas a clientes que não estejam sentados após as 21:00. O encerramento destes estabelecimentos deve ser à meia-noite.
O documento proíbe ainda festas e celebrações em espaços exteriores e também em locais fechados, limitando a seis o número de convidados em casa.
11h25 - Uma grande sorte depois de um grande azar. Jesse Katayama teve a oportunidade de visitar o icónico Machu Picchu sem mais nenhum turista por perto, uma honra que lhe foi concedida pelo Peru, onde o turista japonês está há sete meses retido por causa da pandemia do novo coronavírus.
Ver esta publicação no Instagram
11h22 - Países da UE só adotam restrições "proporcionais e não discriminatórias". Os países da União Europeia (UE) comprometeram-se hoje a só adotar restrições à circulação no espaço comunitário, no âmbito da Covid-19, desde que sejam "proporcionais e não discriminatórias", devendo também ser levantadas logo que possível, anunciou o Conselho.
10h50 - Autoridades francesas revelam o mapa das zonas que estão mais impactadas com a pandemia. A França tem três níveis de alerta (alerta, alerta reforçado e alerta máximo) para determinar a gravidade da situação pandémica, sendo as restrições aplicadas consoante o nível.
Zones en alerte, alerte renforcée et alerte maximale en raison de la circulation du Covid-19 en France #AFP @AFPgraphics pic.twitter.com/MEjcg08KTR
— Agence France-Presse (@afpfr) October 13, 2020
10h43 - Rússia regista recorde com 244 mortes em 24 horas. A Rússia registou 244 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde desde o início da epidemia do novo coronavírus no país, que enfrenta agora uma nova onda de infeções do vírus. O país também contabilizou hoje, pelo terceiro dia consecutivo, mais de 13.000 novos casos diários (com 13.868 registos).
10h03 - Papua Nova Guiné obriga estrangeiros a usar GPS no tornozelo. As autoridades da Papua Nova Guiné exigem a partir de hoje que os trabalhadores estrangeiros usem dispositivos de geolocalização (GPS) nos tornozelos, durante o período de quarentena obrigatória para quem entra no país.
9h47 - Ciclista que lutava pela conquista do Giro sai da prova devido à Covid-19. O holandês da Jumbo Visma foi forçado a abandonar o Giro, quando estava a 1 minuto e 24 segundos da liderança, ocupada pelo português João Almeida, sendo apontado como um dos principais favoritos à vitória final.
9h23 - "Não se aproximam semanas nem meses fáceis". Ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, indica que "não se aproximam semanas nem meses fáceis", numa altura em que várias cidades europeias assistem a aumentos drásticos no registos diários de infeções por Covid-19. "Não podemos baixar a guarda, temos que estar alerta", acrescenta o governante.
No vienen semanas ni meses fáciles. En Europa los casos continúan aumentando y en España la situación es inestable, frágil. No podemos bajar la guardia. Hay que estar alerta, convivir con un virus muy peligroso, con un alto nivel de contagio.#EstoNoEsUnJuego #COVID19 pic.twitter.com/iDvis3r5h6
— Salvador Illa Roca/ (@salvadorilla) October 13, 2020
9h19 - Bolsas em baixa após suspensão de ensaios de vacina contra Covid. As principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, com os investidores cautelosos depois da Johnson & Johnson ter anunciado a suspensão dos testes da vacina experimental contra a Covid-19.
9h18 - Israel ultrapassa as 2.000 mortes devido à Covid-19. Israel já ultrapassou as 2.000 mortes devido à Covid-19, num momento em que o país permanece confinado pela quarta semana para conter o surto do novo coronavírus.
8h18 - Alemanha com mais 4.122 contágios e 13 mortes nas últimas 24h. São esta terça-feira contabilizados mais 4.122 novos casos de infeção na Alemanha, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), elevando o total acumulado para 329.453. O número diário de novos casos de infeção volta assim a subir para o patamar das 4 mil infeções depois de dois dias de descida.
7h36 - Cidade chinesa afirma ter testado 3 milhões de pessoas após detetar surto. As autoridades da cidade portuária de Qingdao, no leste da China, disseram hoje que testaram já três milhões de pessoas para o novo coronavírus, após o primeiro surto local no país asiático em quase dois meses. A cidade disse ter um total de 12 casos, seis com sintomas e seis assintomáticos, desde que o novo surto foi detetado este fim de semana num hospital.
As autoridades de Qingdao, no leste da China, anunciaram na segunda-feira que vão testar os mais de 9 milhões de habitantes daquela cidade para a Covid-19, até ao final desta semana (em cinco dias).
NO further infections of #COVID19 have been identified in Qingdao, Shandong province, after the city had collected and tested more than 3 million swab samples as of 8 am on Tuesday, the city's health authority reported. pic.twitter.com/AQlFodMs2j
— ShanghaiEye (@ShanghaiEye) October 13, 2020
7h35 - Dois jogadores do Peru testam positivo e falham jogo com Brasil. Dois jogadores da seleção peruana de futebol foram excluídos do jogo de qualificação para o Mundial 2022 contra o Brasil, agendado para dia 14, depois de testarem positivo à Covid-19.
7h34 - Apoio à segurança dos profissionais de saúde custa 300 milhões. O Governo prevê gastar 300 milhões de euros no apoio à segurança dos profissionais de saúde e na mitigação dos efeitos da Covid-19 na saúde pública, segundo a proposta de Orçamento do Estado entregue na segunda-feira na Assembleia da República.
7h33 - Interrompidos ensaios de vacina devido a doença em participante. O grupo farmacêutico Johnson & Johnson anunciou hoje a interrupção dos ensaios clínicos de uma vacina contra a Covid-19 por um dos participantes ter ficado doente. A farmacêutica norte-americana indicou que "a doença do participante está a ser avaliada" pelos médicos e declinou avançar mais pormenores para "respeitar a privacidade deste participante".
7h32 - De volta aos comícios, Trump diz ser capaz de beijar multidão. O Presidente dos Estados Unidos regressou, na segunda-feira, aos comícios, horas depois do anúncio de que testou negativo à Covid-19, afirmando que se sente poderoso e capaz de beijar a multidão.
7h30 - PIB deve voltar ao nível pré-pandemia da Covid-19 em 2022. O Governo sinalizou na segunda-feira que em 2022 a economia portuguesa voltará aos níveis pré-pandemia de covid-19, de acordo com o relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).
7h29 - Estudo indica que exposição ao vírus pode não conceder imunidade. Um estudo que confirma o primeiro caso de reinfeção pelo novo coronavírus nos Estados Unidos, o quinto a nível mundial, indica que a exposição ao vírus pode não conferir uma imunidade total. O trabalho foi hoje publicado na revista científica Lancet, e analisa o caso de um jovem de 25 anos que testou positivo para duas infeções distintas por SARS-CoV-2 em 48 dias, confirmando que uma segunda infeção pode ocorrer num curto espaço de tempo e pode ser mais grave, como foi o caso.
7h24 - Algumas atualizações lançadas durante a madrugada:
- Trump testou negativo à Covid-19 em "dias consecutivos". O médico da Casa Branca, Sean Conley, divulgou esta segunda-feira, momentos antes do regresso de Donald Trump aos comícios de campanha, que o presidente norte-americano testou negativo à Covid-19 em "dias consecutivos".
- Estados Unidos com mais 41.688 casos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país totalizou 7.802.281 casos de Covid-19.
- Argentina com 318 mortes e 9.524 casos nas últimas 24 horas. O país, com 44 milhões de habitantes, contabilizou 903.730 casos de Covid-19 desde o início da epidemia, que resultaram em 24.186 mortes. Milhares de argentinos protestaram em mais de 120 cidades do país contra a quarentena mais prolongada do mundo e contra a estratégia do Governo de avançar contra as liberdades e a favor da impunidade na corrupção.
- México com mais 164 mortos e 3.542 novos casos. Desde o início da pandemia, o país somou 821.045 casos confirmados de covid-19, que resultaram em 83.945 mortos.
- Seis infetados põem fim a 57 dias sem casos locais na China. A Comissão de Saúde da China informou hoje que o país diagnosticou 13 casos de Covid-19, entre os quais seis locais, nas últimas 24 horas, pondo fim a 57 dias consecutivos sem infeções domésticas.
- Índia com 706 mortos e 55.342 casos, valor mais baixo desde agosto. A Índia contabilizou mais de 7,17 milhões de infeções (7.175.880) desde que a pandemia chegou ao país, além de 109.856 óbitos causados pela doença.
7h20 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com