A agência noticiosa quirguiz AKIpress indicou que o projeto de lei foi aprovado por 83 dos 120 deputados.
Segundo Alikbek Zhaparov, do partido Bir Bol e um dos autores do projeto de lei, as emendas constitucionais pressupõem alterações na legislação eleitoral, pelo que defendeu que, primeiro, é necessário aprová-las antes da realização de eleições.
A data da votação só será anunciada após a aprovação da reforma constitucional e não poderá concretizar-se numa data posterior a 17 de junho de 2021.
A repetição das eleições legislativas surgiu na sequência da anulação dos resultados da votação realizada a 04 deste mês, depois de, no dia seguinte, a oposição denunciar a existência de fraudes, levando a violentos distúrbios em Bichkek, que provocaram um morto e mais de um milhar de feridos.
Apesar de a comissão eleitoral ter invalidado, a 06 deste mês, os resultados eleitorais, a oposição insistiu na abertura de um processo de destituição contra o Presidente quirguiz, no caso de Sooronbay Jeenbekov não abandonar voluntariamente o poder.
No entanto, Jeenbekov apresentou voluntariamente a demissão a 15 deste mês, com a Presidência do país a ser assumida interinamente pelo primeiro-ministro Sadyr Japarov, nomeado para a liderança do Governo após a crise política.