O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quinta-feira, um acréscimo de 20.986 casos de contágio ao balanço total, o número mais alto reportado num único dia (sem ser a uma segunda-feira, quando são reportados os casos confirmados na sexta-feira, sábado e domingo). Destes, 7.953 são referentes às últimas 24 horas (os restantes são diagnósticos referentes aos últimos dias e reportados com atraso).
O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 1.026.281 desde o início da pandemia em Espanha, o maior número acumulado de casos na Europa. Espanha, sublinhe-se, foi o primeiro país europeu e o sexto no mundo a ultrapassar o milhão de casos, na quarta-feira.
As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 155 pessoas, segundo o reportado pelas comunidades. Em termos globais, Espanha já contabiliza 34.521 mortes desde o início da crise pandémica.
Em todo o país há 14.160 pessoas hospitalizadas com a doença, das quais 1.966 pacientes em unidades de cuidados intensivos.
Actualización de datos de #COVID19 https://t.co/5U3uA65RQBMateriales de información sobre el #coronavirus https://t.co/o4YW7zJhzo pic.twitter.com/0rst4ffi0F
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) October 22, 2020
No final desta semana, recorde-se, irá terminar o estado de emergência em vigor em Madrid, sem que se saiba ainda quais serão as medidas contra a pandemia que vão ser implementadas a partir de sábado pelo Governo desta região. O Conselho Interregional, um órgão que reúne autoridades central e regionais de Saúde, adiou hoje uma decisão sobre a eventual aprovação de um recolher obrigatório a ser aplicado nos territórios mais afetados pela pandemia.
Atualmente, o estado de emergência com limitações à deslocação de pessoas está em vigor até sexta-feira em nove concelhos da região de Madrid, entre eles o da capital do país.
Um pouco por todo o país têm vindo também a ser tomadas medidas de luta contra a pandemia que muitas vezes são diferentes de uma para outra comunidade autónoma, visto que a política de Saúde está descentralizada em Espanha.