Estas eleições são “uma grande fraude para a nossa nação”

Num discurso menos entusiástico do que é habitual, Trump declarou, mesmo assim, a vitória: "Para todos os efeitos, ganhámos estas eleições", atirou. Alegando que os democratas estão a tentar "roubar" as eleições, prometeu recorrer ao Supremo Tribunal. "Vamos recorrer para o Supremo Tribunal e tentar parar a contagem de votos".

Notícia

© Reuters

Andrea Pinto
04/11/2020 07:30 ‧ 04/11/2020 por Andrea Pinto

Mundo

Trump

Ainda sem saber os resultados das eleições, Donald Trump subiu ao palco da Sala Este da Casa Branca para fazer um rescaldo desta noite eleitoral nos EUA.

O ainda presidente dos Estados Unidos começou por elogiar os "milhões e milhões" de norte americanos que saíram à rua para votar nestas eleições, mas afirmou, em seguida, que "alguém está a tentar descredibilizar os votos" destes cidadãos.

"Estávamos prontos para sair esta noite e celebrar. Mas de repente tudo mudou", repetiu por diversas vezes Donald Trump.

“Estávamos a ganhar tudo e de repente tudo desmoronou. Estávamos preparados para sair e festejar algo que era muito bonito. Os cidadãos saíram à rua em números recordes para nos apoiar”, afirmou, referindo-se, por exemplo, à vitória na Florida, onde o partido republicano atingiu números elevados.

“Mas sabem o que aconteceu? Sabiam que não podiam ganhar e disseram que iam para tribunal”, acusou, sugerindo depois que o lançamento de votos já após o fecho das urnas pode ser o responsável pela indecisão que ainda se vive neste momento quanto ao vencedor da noite. 

"Isto é uma fraude para os americanos", atirou, sugerindo também que as tentativas de contagem de todos os boletins de voto estão a privar os seus apoiantes dos seus direitos. Recorde-se que Trump sugere que se dê por terminada a contagem de votos em territórios onde já está a ganhar, mesmo que ainda existam muitos votos por contar. Uma sugestão que a própria CNN diz tratar-se de um assalto ao processo democrático.

"Isto é uma fraude para o público americano. Isto é uma vergonha para o nosso país, estávamos preparados para ganhar esta eleição e, francamente, ganhámos esta eleição", afirmou, declarando vitória em estados onde ainda não são conhecidos os resultados, como a Carolina do Norte ou a Pensilvânia.

Donald Trump não colocou também de parte a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal para contestar a contagem de votos, garantindo: "Vamos recorrer para o Supremo Tribunal e tentar parar a contagem de votos. Não vamos deixar que votos colocados às quatro da manhã ainda sejam contados".

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas