Há um condado norte-americano que votou sempre no vencedor em todas as eleições presidenciais nos Estados Unidos nas últimas décadas - desde 1952, ou seja, há 68 anos. Trata-se de Vigo County, uma região do estado do Indiana, conta o Indy100.
Contudo, este ano, a tarefa parece ser mais complicada. Uma sondagem do Emerson College, que foi publicada em 1 de novembro, mostra que ambos os candidatos estão empatados com 48% das intenções de voto.
Mas a história fala por si e, desde 1888, os eleitores de Vigo County só se 'enganaram' por duas vezes: 1908 e 1952. Na eleição passada, que colocou Donald Trump na Casa Branca, o Republicano venceu Hillary Clinton neste condado por 14 pontos percentuais.
Já em 2008 e 2012, Vigo County 'caiu' para o lado de Barack Obama - confirmando assim o 'dom' de adivinhação.
A publicação chama ainda a atenção para o facto de o Indiana ser o estado de onde Mike Pence, que concorre a um novo mandato como vice-presidente dos Estados Unidos, é natural. Este facto poderá levar, dizem, a uma tendência de esta zona dos Estados Unidos votar nos Republicanos.
Os norte-americanos vão acordar esta quinta-feira, pelo segundo dia consecutivo, sem Presidente, quando faltam contar os votos em quatro 'estados chave' - Geórgia, Michigan, Nevada e Pensilvânia. Estes estados alertaram quarta-feira que necessitam de mais horas, talvez até de dias, para contar os votos por correspondência que chegaram em números históricos devido à crise pandémica.
Os apoiantes do Presidente norte-americano, Donald Trump, concentraram-se em frente a mesas de voto, exigindo o fim da contagem, enquanto milhares de manifestantes saíram às ruas em várias cidades para reclamar que todos os boletins sejam contados.