Joe Biden eleito presidente dos EUA, avança a CNN

As projeções da CNN apontam para a vitória de Biden, que terá alcançado 273 votos no Colégio Eleitoral.

Notícia

© Getty Images

Filipa Matias Pereira e Fábio Nunes
07/11/2020 16:29 ‧ 07/11/2020 por Filipa Matias Pereira e Fábio Nunes

Mundo

Eleições EUA

As mais recentes projeções da CNN indicam que Joe Biden será o 46.º presidente dos Estados Unidos da América. O meio de comunicação avança que o democrata 'pintou' de azul o estado da Pensilvânia, onde nasceu, conseguindo somar mais 20 votos eleitorais.

Joe Biden terá então alcançado 273 votos no Colégio Eleitoral (superando os 270 necessários) e sucederá a Donald Trump na presidência norte-americana.

A confirmarem-se as projeções, para além de Biden ter vencido Donald Trump na corrida à Casa Branca, superou também o republicano no voto popular. Aliás, tornou-se mesmo no candidato presidencial mais votado de sempre, o que também assinala a forte participação nas eleições deste ano. 

Para levar a melhor sobre Trump, foi decisivo para Biden conquistar alguns dos estados que caíram para o Partido Republicano em 2016. Na altura, os triunfos de Trump na Pensilvânia, Michigan e Wisconsin impulsionaram-no para vencer a corrida contra Hillary Clinton. 

Quatro anos depois, Biden transformou esses três estados que tinham sido 'vermelhos' em 'azuis', o que o ajudou sobremaneira a traçar o caminho rumo à Casa Branca, à qual vai chegar acompanhado da senadora Kalama Harris, a sua escolha para a vice-presidência. 

Recorde-se que Joe Biden foi o vice-presidente durante os dois mandatos da presidência de Barack Obama e é uma das figuras de topo do aparelho democrata. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas