Centenas de passageiros amontoaram-se este domingo à noite no aeroporto de Heathrow, em Londres, a tentar apanhar o último avião para Dublin, na Irlanda, antes dos voos serem suspensos. De acordo com a imprensa britânica, o mesmo cenário podia ser encontrado nas estações ferroviárias, antes dos comboios terem sido retornados às estações.
Recorde-se que as autoridades britânicas alertaram a Organização Mundial da Saúde sobre a descoberta da nova variante do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível, embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas.
Ainda assim, foram já alguns países que anunciaram medidas, entre os quais Portugal, que decretou restrições à entrada de passageiros de voos provenientes do Reino Unido, permitindo apenas a entrada de cidadãos nacionais ou legalmente residentes no país.
Segundo o Instituto Ricardo Jorge, ainda não foram identificados em Portugal casos da nova variante do SARS-CoV-2, que é até 70% mais contagiosa.
Outros Estados-membros como Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, Áustria, França e Bulgária também adotaram medidas restritivas, como suspensão de viagens aéreas ou ferroviárias.