A Pfizer Espanha comunicou, esta segunda-feira, que irá adiar por um dia as entregas de 350 mil doses da sua vacina contra a Covid-19 no país. A justificação é um "problema logístico" na fábrica de Puurs, na Bélgica, que já foi solucionado, avança o El País. O início da vacinação massiva que iria começar hoje fica, assim, marcado para esta terça-feira.
De acordo com um comunicado do Ministério espanhol da Saúde, a Pfizer Espanha indicou que "esta noite foi informada pela sua fábrica em Puurs do atraso nos envios a oito países europeus, incluindo Espanha, por um problema no processo de carga e envio". Os outros países afetados não são especificados.
Recorde-se que as 9.750 primeiras vacinas da Pfizer/BioNTech chegaram no passado sábado a Espanha. Araceli Hidalgo, de 96 anos, residente num lar, foi a primeira pessoa inoculada no país vizinho. Já Monica Tapias, de 48 anos, funcionária do lar onde Araceli reside, foi a primeira profissional de saúde.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 na União Europeia arrancou ontem em vários Estados-membros, Portugal incluído, menos de uma semana após a aprovação da primeira vacina a ser administrada em território europeu.
Aprovada em 21 de dezembro pela Agência Europeia do Medicamente (EMA) e pela Comissão Europeia, a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech começou a ser distribuída ao mesmo tempo pelos 27 Estados-membros -- um compromisso de Bruxelas para assegurar um tratamento igual para todos -, embora nem todos a tivessem começado a administrar no mesmo dia.
[Notícia atualizada às 08h46]