A campanha de vacinação contra a Covid-19 na Alemanha sofreu um percalço após oito profissionais de um lar terem recebido por engano uma sobredosagem da vacina.
De acordo com a Reuters, os trabalhadores receberam, no domingo, cada um e de uma só vez, cinco doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Quatro dos profissionais foram admitidos para observação no hospital após terem desenvolvido sintomas semelhantes aos de uma gripe, enquanto os restantes três foram para casa.
"Lamento profundamente este incidente. Tratou-se de um caso isolado", declarou o administrador do distrito onde fica localizado o lar, Stefan Kerth, garantindo que se tratou de um erro humano.
O representante assegurou que todos foram imediatamente informados do erro. "Desejo a todos os visados que não ocorram efeitos secundários graves", acrescentou.
As pessoas em questão são sete mulheres e um homem, com idades compreendidas entre os 38 e os 54 anos, que trabalham num lar em Stralsund, no nordeste da Alemanha, e que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelas autoridades alemãs para receberem, numa fase inicial, a vacina desenvolvida pelo grupo farmacêutico norte-americano Pfizer e pela empresa alemã BioNTech.
Antes do lançamento da campanha de vacinação que arrancou em simultâneo em vários países europeus no fim de semana, o laboratório alemão BioNTech informou que durante as fases de testes chegaram a ser administradas doses maiores da vacina do que as recomendadas e que o processo não tinha surtido efeitos secundários graves.
A vacina Pfizer/BioNTech, desenvolvida em menos de um ano e que deve ser administrada em duas doses, com 21 dias de intervalo, é entregue numa ampola que, quando diluída, dá para cinco doses.
As autoridades de saúde alemãs anunciaram hoje, através de uma porta-voz do Ministério da Saúde, que as ampolas da vacina Pfizer/BioNTech poderão dar provavelmente para um total de seis doses.