Um polvo foi apanhado a esmurrar um peixe por uma equipa de investigadores que estudam o comportamento dos cefalópodes do Mar Vermelho.
Em entrevista ao site brasileiro Galileu um dos investigadores, o português Eduardo Sampaio, doutorado pela Universidade de Lisboa, contou que, em apenas três meses, registaram oito ‘socos’ de polvos a peixes. Contudo, apenas este ficou registado em vídeo.
Apesar de já terem observado este comportamento em diversas ocasiões, Eduardo Sampaio explicou à publicação que nem sempre conseguiram compreender o que motivou a agressão.
No entanto, neste caso, o murro poderá estar relacionado com a caça. Muito provavelmente o polvo e o peixe estavam a disputar uma presa e o cefalópode queria a comida para si.
Octopuses punch fishes. YES. OCTOPUSES. PUNCH. FISHES!! Our new paper is out on @ESAEcology, showing that octos express this behavior during collaborative hunting with other fishes. This was probably the most fun I had writing a paper. Ever! (small )https://t.co/Vwg9BoaSUo pic.twitter.com/PIYuVXpM9t
— Eduardo Sampaio (@OctoEduardo) December 18, 2020