Trump anuncia que não estará presente na tomada de posse de Biden
A informação foi adiantada pelo próprio presidente cessante no Twitter, o que a confirmar-se significa a quebra de uma tradição protocolar.
© Getty
Mundo EUA
O presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, informou, esta sexta-feira, que não estará presente na cerimónia de inauguração do mandato de Joe Biden e de Kamala Harris, marcada para o próximo dia 20 de janeiro, no capitólio.
"A todos os que me perguntaram, não irei à tomada de posse a 20 de janeiro", anunciou Trump, numa publicação partilhada, esta tarde, na sua página oficial do Twitter.
To all of those who have asked, I will not be going to the Inauguration on January 20th.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 8, 2021
A tomada de posse do presidente eleito Joe Biden e da vice-presidente Kamala Harris irá decorrer no dia 20 de janeiro, contudo, devido à pandemia a inauguração dos mandatos irá contar com medidas restritivas.
É de recordar ainda que este anúncio acontece depois de cinco pessoas terem morrido durante a invasão do Capitólio, sede do parlamento dos Estados Unidos, por apoiantes pró-Trump que contestam o resultado das eleições de novembro, que consideram fraudulentas.
Os confrontos, que ocorreram na passada quarta-feira, entre a polícia e os desordeiros interromperam a sessão das duas câmaras do Congresso para ratificar a vitória do presidente eleito, Joe Biden, o que só aconteceu no dia seguinte.
Leia Também: Ataque ao Capitólio levanta questões sobre segurança policial
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com