EUA prestes a executar a primeira mulher em 70 anos

Lisa Montgomery é acusada de ter estrangulado uma mulher grávida e lhe ter retirado o bebé do ventre, no Missouri, nos EUA.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
12/01/2021 08:55 ‧ 12/01/2021 por Notícias Ao Minuto

Mundo

EUA

Os EUA preparam-se para executar a primeira reclusa do sexo feminino, em 70 anos de história do governo federal.

Lisa Montgomery é a reclusa em causa. A mulher, de 52 anos, foi condenada à injeção letal por ter estrangulado uma mulher grávida e lhe ter roubado o bebé do ventre, no Missouri, nos EUA, em 2004.

Além de ser a primeira mulher executada em 70 anos, pode também ficar na história como a última, dado que, ao assumir posse como presidente, Joe Biden já revelou que quer abolir a pena capital no país.

Para muitos, apesar de a culpa de Lisa nunca ter estado em causa, tirar-lhe a vida será um erro. A defesa, saliente-se, alega que o seu comportamento é o resultado do facto de ter sido repetidamente violada, forçada à prostituição infantil e tratada de forma sádica durante toda a sua vida. Muitos consideram que o seu crime é resultado do facto de ter sido rejeitada pelo governo, pela sua família e sociedade.

Os advogados de Lisa já fizeram um pedido de clemência e pedem ao presidente Donald Trump que transforme a pena de Montgomery em prisão perpétua.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas