A Comissão Europeia aprovou, esta sexta-feira, a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, horas depois da Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dado "luz verde" à vacina.
A informação foi avançada ao final da tarde de hoje através de uma mensagem divulgada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter.
"Acabámos de autorizar a vacina da AstraZeneca no mercado da União Europeia depois do parecer positivo dado pela EMA", começou por declarar a responsável.
Ursula von der Leyen aproveitou ainda o momento para deixar um alerta à farmacêutica após o laboratório britânico ter recentemente anunciado que não irá cumprir o fornecimento das doses contratualizadas com a Comissão Europeia:
"Espero que a empresa entregue as 400 milhões de doses como combinado. Continuamos a fazer tudo o que podemos para garantir vacinas para os europeus, para os nossos vizinhos e parceiros no mundo inteiro".
We have just authorised the @AstraZeneca vaccine on the EU market following a positive assessment by @EMA_News
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) January 29, 2021
I expect the company to deliver the 400 million doses as agreed. We will keep on doing all we can to secure vaccines for Europeans, our neighbours & partners worldwide
Esta é a terceira vacina contra o novo coronavírus ser aprovada na União Europeia, sendo que já foram autorizadas as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna. A vacina da AstraZeneca pode ser administrada em pessoas maiores de 18 anos, sendo que a sua eficácia contra a Covid-19 pode ir até aos 90%.
Portugal tem previsto receber entre o próximo mês e março cerca de 700 mil desta vacina, apesar de ter sido acordado cerca de 1,4 de doses antes do laboratório ter revelado que não ia conseguir produzir o número de doses esperado.
Leia Também: Covid-19. Rússia oferece 100 milhões de doses da sua vacina à UE