A queda de um glaciar das Himalaias, que caiu numa barragem e provocou a sua inundação, já fez, pelo menos, três mortos, sendo que mais de 100 pessoas estão desaparecidas.
As imagens registadas no local, e que mostram a forma como a força da água está a arrastar tudo por onde passa, são impressionantes.
Vídeos filmados com telemóveis do momento da avalanche, divulgados nas redes sociais, mostram a chegada repentina de uma grande coluna de lama e água por um leito de rio, atingindo com força as encostas do vale e destruindo estruturas como uma barragem em construção.
O diretor-geral da Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF), Satya Narayan Pradhan, disse que em declarações aos jornalistas que foram enviadas equipas de resgate para ajudar as forças de segurança da região.
O chefe regional das equipas de resgate, Ridhim Aggarwal, revelou que os responsáveis pela barragem em construção no rio Rishiganga "não conseguiram contactar os cerca de 150 trabalhadores na obra".
O chefe do governo de Uttarakhand, Trivendra Singh Rawat, acrescentou no Twitter que "a boa notícia" é que o nível de água de outro dos rios, o Alaknanda, "voltou ao normal".
A polícia regional pediu aos habitantes das áreas afetadas nas redes sociais que mantivessem a calma e se mudassem para locais seguros enquanto os serviços de resgate chegam.
Esta região montanhosa já sofreu enchentes, deslizamentos de terra e o colapso de edifícios em junho de 2013.
Essa tragédia causou cerca de 7.000 mortes ou desaparecidos, muitos deles peregrinos hindus que se deslocaram a Uttarakhand para visitar alguns dos lugares mais importantes para a religião, e onde também nasce o sagrado rio Ganges.
Leia Também: Queda de glaciar provoca inundação de barragem. Há dezenas de mortos