Checos correm para fronteiras com a Alemanha antes do seu encerramento

Os checos correram hoje para a fronteira com a Alemanha para a atravessar antes do seu encerramento no domingo, decidido por Berlim para conter a propagação das variantes contagiosas do novo coronavírus.

Notícia

© iStock

Lusa
13/02/2021 23:06 ‧ 13/02/2021 por Lusa

Mundo

Covid-19

 

Na quinta-feira, o ministro alemão do Interior, Horst Seehofer, anunciou que a Alemanha iria fechar as suas fronteiras com a República Checa e a região austríaca do Tirol no domingo e estabeleceria postos de controlo fixos nessas fronteiras, na Saxónia e Baviera.

"Tenho que cruzar a fronteira antes da meia-noite", disse à agência AFP Ludvik Boucek, um motorista de pesados, no posto fronteiriço de Rozvadov.

"Felizmente o despachante da minha empresa avisou-me do encerramento. Não tinha conhecimento de nada", acrescentou Boucek, que viajava em direção ao Reino Unido.

Milan Vaculka, outro camionista que espera a sua vez para cruzar a fronteira com a Baviera, mostrou-se preocupado com quando e como poderá voltar para casa.

"Não temos ideia de como as coisas vão ser quando voltarmos. Ninguém nos disse nada sobre isso", disse à AFP.

Apenas os trabalhadores transfronteiriços que exerçam uma função essencial, como os profissionais de saúde e funcionários de instituições de terceira idade, bem como os alemães que pretendam regressar a casa, terão permissão para atravessar a fronteira.

"Os trabalhadores checos transfronteiriços que trabalham na Alemanha terão que receber um certificado que comprove a natureza indispensável da sua profissão e um teste negativo todos os dias", anunciou hoje o Ministério checo das Relações Exteriores.

"Os controles fronteiriços estarão em vigor por pelo menos dez dias", acrescentou.

Outros viajantes, bem como estudantes transfronteiriços, terão de passar por uma quarentena de duas semanas.

Dezenas de milhares de checos viajam para a Alemanha regularmente para trabalhar, muitos deles no setor de saúde.

No final de janeiro, a Alemanha já tinha restringido as viagens dos países ou regiões mais afetadas pelas novas variantes do novo coronavírus.

O parlamento da República Checa, um dos países com maior taxa de contágios pelo novo coronavírus na Europa, recusou na quinta-feira o pedido do Governo de coligação minoritária para prolongar o atual estado de emergência.

A decisão significa que as medidas nacionais, tais como o encerramento de lojas e locais de entretenimento não essenciais, bem como as restrições à circulação de pessoas, incluindo o atual recolher obrigatório noturno, deixarão de ser aplicáveis a partir das 00:00 de segunda-feira.

No país da Europa Central, onde o estado de emergência está em vigor desde 05 de outubro, cerca de 10.000 casos continuam a ser comunicados diariamente, com quase 100.000 contágios ativos, cerca de 20 vezes mais do que na vizinha Áustria, que tem uma população semelhante.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.384.059 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas