A Comissão Permanente de Vacinação da Alemanha (Stiko, em alemão) aprovou esta sexta-feira, a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca para pessoas com mais de 65 anos. A notícia foi anunciada pelo ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, esta quinta-feira, referindo ser "uma boa notícia para os idosos que estão à espera da injeção".
O país tinha anteriormente aprovado a vacina apenas para pessoas com idade inferior, alegando falta de dados sobre os efeitos que o fármaco poderia ter em pessoas mais idosas.
Essa decisão levou a ceticismo por parte do público sobre a eficácia da vacina, com alguns alemães a rejeitarem a sua toma e a deixarem várias doses por utilizar.
Segundo a chanceler Angela Merkel, estudos mais recentes já providenciam dados suficientes par a aprovar para todas as idades, refere a BBC. Vários estudos demonstraram que a vacina AstraZeneca é altamente eficaz entre os idosos.
Depois de França já ter tomado a mesma decisão no início da semana, também a Bélgica diz que prosseguir com a aprovação da vacina para pessoas mais velhas.
Leia Também: Bélgica vai administrar vacina da AstraZeneca a idosos