Taiwan condena promessa de vacinas ao Paraguai

O Ministério dos Negócios Estrangeiros taiwanês condenou que empresários chineses estejam a condicionar a disponibilização ao Paraguai de vacinas chinesas contra a covid-19 a um corte de relações com Taiwan pelo Governo do país sul-americano.

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/03/2021 05:59 ‧ 24/03/2021 por Lusa

Mundo

Relações

 

Confrontado com um comunicado em que o Governo do Paraguai confirmou, na terça-feira, que alguns agentes chineses informaram que só depois de um corte de relações com Taiwan poderiam negociar a vinda de vacinas, o diretor-geral do Departamento do Ministério taiwanês para Assuntos da América Latina e Caraíbas, Alexander Yui, afirmou que tal exigência é "irrazoável".

 "O acesso à vacina é uma questão humanitária neste momento difícil da pandemia da covid-19. A vacina não deve ser usada como uma ferramenta de manipulação política", afirmou Yui. "Opomo-nos veementemente às tentativas de algumas partes de usar o corte das relações Taiwan-Paraguai como uma pré-condição para receber a vacina da covid-19 da China", adiantou.

O comunicado do Ministério das Relações Exteriores paraguaio considera a exigência imprópria e injustificada, dado que o comércio entre o Paraguai e a China é normal, apesar da falta de vínculos diplomáticos.

 O Paraguai é um dos nove aliados diplomáticos de Taiwan na região da América Latina e Caraíbas.

Leia Também: Taiwan suspende voos de caças F-5E após novo acidente fatal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas