Estado Islâmico diz ter assumido controlo da vila de Palma em Moçambique

Grupo terrorista indica, através de agência oficial, que tomou controlo sobre a vila sede do distrito de Palma, no norte de Moçambique, onde dezenas de pessoas foram assassinadas nos últimos dias.

Notícia

© JOHN WESSELS/AFP via Getty Images

Anabela Sousa Dantas com Lusa
29/03/2021 15:23 ‧ 29/03/2021 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

Mundo

Moçambique/Ataques

O Daesh reivindicou esta segunda-feira o controlo sobre Palma, no norte de Moçambique, depois de um ataque à sede de distrito desencadeado na quarta-feira, dia 24 de março, junto aos projetos de gás que estão em desenvolvimento na região.

O Ministério da Defesa moçambicano indicou no domingo que dezenas de civis, incluindo sete pessoas que tentavam fugir do principal hotel de Palma, foram mortos pelo grupo terrorista.

A agência oficial do movimento, a Amaq, divulgou imagens da vila e reivindicou a ocupação do capital do distrito, junto à fronteira com a Tanzânia.

Não existem relatos sobre a situação na vila há vários dias e a capital provincial de Cabo Delgado, Pemba, tem sido destino de muitos deslocados.

A vila sede de distrito com 42 mil habitantes, que acolhe os grandes projetos de gás do norte de Moçambique foi atacada na quarta-feira por grupos insurgentes 'jihadistas' que há três anos e meio aterrorizam a região.

Dezenas de civis, incluindo sete pessoas que tentavam fugir do principal hotel de Palma, no norte de Moçambique, foram mortos pelo grupo armado que atacou a vila na quarta-feira.

A violência está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados e mais de duas mil mortes.

Vários países têm oferecido apoio militar no terreno a Maputo para combater estes insurgentes, cujas ações já foram reivindicadas pelo autoproclamado Estado Islâmico, mas, até ao momento, ainda não existiu abertura para isso, embora existam relatos e testemunhos que apontam para a existência de empresas de segurança e de mercenários na zona.

Leia Também: População de Pemba junta-se no porto à chegada dos deslocados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas