A União Europeia está aberta a debater a proposta - agora também apoiada pelo Executivo de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos - , de suspender as patentes das vacinas contra a Covid-19. A posição foi revelada por Ursula von der Leyen durante um discurso, esta quinta-feira, no Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália.
"A UE também está pronta para discutir quaisquer propostas que abordem a crise de maneira eficaz e pragmática", disse a Presidente da Comissão Europeia, citada pela Reuters.
E acrescentou: "É por isso que estamos prontos para discutir como a proposta dos EUA para uma isenção de proteções de propriedade intelectual para as vacinas [contra a] Covid-19 poderia ajudar a atingir esse objetivo."
Our priority is to ramp up production to achieve global vaccination.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 6, 2021
At the same time we are open to discuss any other effective and pragmatic solution.
In this context we are ready to assess how the US proposal could help achieve that objective.
De recordar que o Governo dos Estados Unidos (EUA) apoiou, ontem, os esforços para renunciar às proteções de propriedade intelectual das vacinas contra a Covid-19, num esforço para acelerar o fim da pandemia, anunciou a representante do Comércio, Katherine Tai.
A posição foi anunciada em comunicado, citado pela Associated Press (AP), enquanto decorrem as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a flexibilização das regras de comércio global, para permitir que mais países produzam vacinas contra a Covid-19.
"O governo acredita fortemente nas proteções de propriedade intelectual, mas, em prol de se acabar com esta pandemia, apoia a renúncia dessas proteções para as vacinas contra a Covid-19", afirmou Catherine Tai, no comunicado.
Leia Também: Estados Unidos apoiam renúncia de propriedade intelectual sobre vacinas