Um grupo de ativistas bloqueou a entrada da sede da AstraZeneca, em Cambridge, no Reino Unido, na manhã desta terça-feira, num claro apelo para que a farmacêutica prescinda da propriedade intelectual da vacina contra o coronavírus.
No Twitter são já várias as fotos do momento. Numa das imagens veem-se dois manifestantes acorrentados às portas da empresa. Outros dois subiram a fachada do prédio para pendurar uma faixa com a frase: “Vacina para todos, não para o lucro”.
O The Guardian falou com um dos ativistas que relembrou que a AstraZeneca se comprometeu a vender as vacinas aos vários Estados a preço de custo. Contudo, essa posição parece ter-se alterado e a farmacêutica pretende começar a lucrar com a produção das mesmas.
“Começar a lucrar quando milhares de pessoas morrem, todos os dias, na Índia”, acusou o manifestante que dá pelo nome de Coati.
Protesters have blockaded @AstraZeneca’s cambridge hq to call for the company to waive the patent for its #coronavirus vaccine #PeoplesVaccine pic.twitter.com/Nd26h51CCB
— Damien Gayle (@damiengayle) May 11, 2021
Leia Também: AO MINUTO: Vacinação de maiores de 12 aprovada ainda maio?; Falha na app