O estado de Nova Iorque anunciou esta segunda-feira que vai aderir às últimas orientações do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), a principal agência federal de saúde pública, e permitir que as pessoas totalmente imunizadas possam deixar de usar máscara e de manter o distanciamento social.
Ainda assim, o uso de máscara continuará a ser obrigatório em espaços públicos como transportes, centros de dia, centros para sem-abrigo, prisões, escolas ou hospitais.
As novas orientações entrarão em vigor na próxima quarta-feira.
Recorde-se que o CDC atualizou as suas normas na semana passada, estipulando que os norte-americanos vacinados com as duas doses contra a Covid-19 podem deixar de utilizar máscara em ambientes fechados.
No entanto, conforme recomenda a autoridade de Saúde, as pessoas vacinadas devem continuar a usar máscara nos transportes (aviões, autocarros ou comboios), bem como nos aeroportos e estações ferroviárias.
Atualmente, cerca de 35% da população americana, ou mais de 117 milhões de pessoas, receberam as doses necessárias da vacina (a vacina da Johnson & Johnson é administrada numa única inoculação, enquanto as da Pfizer e da Moderna em duas).
Leia Também: AO MINUTO: Estudo aponta redução de anticorpos três meses após infeção