Reino Unido. Confinamentos locais e atraso no próximo alívio em análise

O aumento do número de casos da variante indiana no Reino Unido está a preocupar o governo britânico. O executivo apela à população para que tome a vacina, para que não seja necessário decretar confinamentos locais ou o atraso da próxima fase do plano de desconfinamento.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
18/05/2021 10:57 ‧ 18/05/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Reino Unido

A estirpe do novo coronavírus B.1.617.2, mais conhecida como variante indiana, poderá levar o Reino Unido a avançar com confinamentos locais em algumas regiões, bem como a atrasar o arranque da próxima fase do plano de desconfinamento, prevista para 21 de junho.  

A informação foi adiantada, esta terça-feira, pelo ministro do Ambiente britânico George Eustice, em declarações à Sky News. 

"Não podemos descartar nenhuma hipótese, neste momento. Mas preferíamos que a taxa de vacinação populacional aumentasse nas áreas em que estão a ser identificados mais problemas, (...) para que não tenhamos de decretar confinamentos locais", afirmou o governante.

O ministro ressalvou que, contudo, Boris Johnson quer analisar a situação no Reino Unido "um passo de cada vez", o que implicará perto de dia 21 de junho conferir se é seguro avançar com mais um alívio de restrições. 

Após vários cidadãos terem recusado a toma da vacina contra a Covid-19 em Bolton - uma das regiões mais afetadas pela pandemia, neste momento no Reino Unido -, o ministro da Saúde britânico Matt Hancock apelou, ontem à noite, à população para que receba a vacina caso seja elegível.

"O sucesso do nosso programa de vacinação garantiu que pudéssemos avançar com a Fase 3 do plano, permitindo o alívio de algumas restrições que todos tivemos de aguentar. Apelo a todos os que são elegíveis para darem um passo em frente e receberem a vacina", escreveu, ontem à noite, o governante no Twitter. 

O número de casos da variante indiana quase duplicou no espaço de uma semana no Reino Unido, sendo que, neste momento, há registo de 2.323 infeções desta estirpe no conjunto de países britânicos. 

Leia Também: AO MINUTO: Vacina? 5,6 mil reações adversas por cá; As regras nas praias

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas