CDC faz aviso aos EUA: "Não beije ou abrace as aves domésticas"

Em causa está um surto de Salmonela que já levou à deteção de 163 casos da doença.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/05/2021 15:05 ‧ 24/05/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Salmonela

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos fez um aviso à população: "Não beije ou abrace as aves domésticas". Em causa está um surto de Salmonela que já levou à deteção de 163 casos da doença e 34 hospitalizações em 43 dos 50 estados do país. 

Numa nota publicada no passado dia 20 de maio, o CDC escreveu que as "aves de quintal, como galinhas e patos, podem transmitir germes de Salmonela, mesmo que pareçam saudáveis ​​e limpas". "Esses germes podem espalhar-se facilmente para qualquer coisa nas áreas onde vivem", indicou ainda o aviso do CDC. 

Assim, a população pode "ficar doente ao tocar em suas aves domésticas ou em algo que consta no ambiente" se, de seguida, "tocar na boca ou comer", uma vez que pode estar a engolir germes de salmonela. 

Neste seguimento, o CDC deixou recomendações a quem tem aves no quintal, especialmente se há também crianças em casa. Lavar as mãos, recolher os olhos com cuidado, supervisionar os mais novos que se aproximem dos animais e não beijar galinhas ou patos estão entre os alertas. 

"Não beije ou abrace as aves domésticas do quintal e não coma ou beba perto delas. Isso pode espalhar germes de salmonela para a boca e deixá-lo doente", lê-se no documento.

Os norte-americanos estão a ser aconselhados a procurar ajuda médica se tiverem sintomas como diarreia, febre alta, desidratação, boca seca ou tonturas.

Leia Também: Dinamarca: Salmonela em suplemento à base de plantas mata três pessoas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas