O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos fez um aviso à população: "Não beije ou abrace as aves domésticas". Em causa está um surto de Salmonela que já levou à deteção de 163 casos da doença e 34 hospitalizações em 43 dos 50 estados do país.
Numa nota publicada no passado dia 20 de maio, o CDC escreveu que as "aves de quintal, como galinhas e patos, podem transmitir germes de Salmonela, mesmo que pareçam saudáveis e limpas". "Esses germes podem espalhar-se facilmente para qualquer coisa nas áreas onde vivem", indicou ainda o aviso do CDC.
Assim, a população pode "ficar doente ao tocar em suas aves domésticas ou em algo que consta no ambiente" se, de seguida, "tocar na boca ou comer", uma vez que pode estar a engolir germes de salmonela.
Neste seguimento, o CDC deixou recomendações a quem tem aves no quintal, especialmente se há também crianças em casa. Lavar as mãos, recolher os olhos com cuidado, supervisionar os mais novos que se aproximem dos animais e não beijar galinhas ou patos estão entre os alertas.
"Não beije ou abrace as aves domésticas do quintal e não coma ou beba perto delas. Isso pode espalhar germes de salmonela para a boca e deixá-lo doente", lê-se no documento.
Os norte-americanos estão a ser aconselhados a procurar ajuda médica se tiverem sintomas como diarreia, febre alta, desidratação, boca seca ou tonturas.
SALMONELLA OUTBREAK: 163 people sick in 43 states from contact with backyard poultry like chickens and ducks. Take steps to stay healthy around your flock. https://t.co/EeVY0HVEHk pic.twitter.com/r5Xi1Soij5
— CDC (@CDCgov) May 20, 2021
Leia Também: Dinamarca: Salmonela em suplemento à base de plantas mata três pessoas