Mais de 350 profissionais de saúde testaram positivo à Covid-19 na Indonésia, depois de terem sido vacinados contra o novo vírus com a vacina da Sinovac.
Segundo a agência Reuters, que cita fontes oficiais do país, destas três centenas de profissionais infetados a maioria estava assintomática, mas 12 foram hospitalizados.
A notícia está a levantar dúvidas sobre a eficácia das vacinas perante determinadas variantes, designadamente, da Delta, também conhecida como estirpe indiana.
A Indonésia encontra-se neste momento a combater uma nova vaga, cujos especialistas acreditam dever-se à nova variante. Neste momento, a capacidade dos hospitais no país já atingiu os 90%.
A vacinação dos profissionais, a par da maioria dos países no mundo, foi a primeira prioridade do plano de vacinação contra a Covid-19 na Indonésia, que arrancou em janeiro deste ano. A Sociedade Médica Indonésia confirmou que a maioria dos profissionais de saúde no país foram inoculados com a vacina da farmacêutica chinesa Sinovac.
A Indonésia é um dos países da Ásia mais afetado pela pandemia, neste momento, contabilizando mais 1,9 milhões de casos positivos e 53 mil vítimas mortais, desde o início da pandemia. Estima-se que 946 profissionais já tenham morrido devido ao novo vírus.
Leia Também: AO MINUTO: Vacinados e recuperados não devem ser obrigados a teste