A UNESCO vai analisar uma proposta para pôr Veneza na lista de património mundial em perigo se a cidade não proibir de forma permanente que os navios de cruzeiro atraquem lá, informa a agência Ansa.
A agência das Nações Unidas vai debater esta questão numa sessão plenária que vai decorrer na segunda quinzena de julho.
Se a proposta for aprovada, a UNESCO pode exigir ação imediata do governo italiano até fevereiro do próximo ano.
A UNESCO considera que a sobrevivência de Veneza estará ainda mais em risco se não for emitida uma proibição aos cruzeiros.
Em abril, a câmara baixa do parlamento italiano aprovou um decreto para que os cruzeiros sejam desviados para o porto industrial de Marghera, enquanto está a ser planeada a construção de um terminal de cruzeiros perto da cidade. No entanto, o porto de Marghera também necessita de melhorar a atual infraestrutura para receber os cruzeiros.
Entretanto, a única forma de os navios de cruzeiro entrarem em Veneza é através do canal Giudecca.
"Infelizmente, a decisão da UNESCO já está no ar há algum tempo. Colocar Veneza na lista de património mundial em perigo seria um grave problema para o nosso país, e não há mais tempo a perder”, reconheceu o ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini.
Leia Também: Regresso dos navios de cruzeiro a Veneza gera protestos