A intervenção cirúrgica a que o Papa Francisco, de 84 anos, se submeteu neste domingo terminou já durante a noite e, em comunicado, o Vaticano especificou que o "Santo Padre reagiu bem à operação".
O Sumo Pontífice, especificou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, "internado à tarde no Hospital A. Gemelli, foi submetido à noite a uma operação cirúrgica programada para tratar uma estenose diverticular do cólon".
E mais. "O Santo Padre reagiu bem à operação conduzida com anestesia geral pelo Prof. Sergio Alfieri, com a assistência do Prof. Luigi Sofo, do Dr. Antonio Tortorelli e da Dra. Roberta Menghi."
Esta foi a primeira hospitalização conhecida do Papa desde que foi eleito para líder máximo da Igreja Católica, em 2013.
Concluiu-se à noite a cirurgia à qual foi submetido o #PapaFrancisco, de acordo com um comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
— Vatican News (@vaticannews_pt) July 4, 2021
“O Santo Padre reagiu bem à operação conduzida com anestesia geral"https://t.co/PlBU9uspdt
De recordar que Francisco foi este domingo internado, em Roma, para ser submetido a uma operação já "programada". Recorde-se que, horas antes deste internamento, o Papa celebrou a habitual missa de domingo a partir da Praça de São Pedro. Nesta, anunciou que se deslocará à Eslováquia de 12 a 15 de setembro para uma visita pastoral.
O Papa Francisco está, em geral de boa saúde, mas, quando jovem, foi-lhe removida parte de um pulmão. Também sofre de ciática, com um nervo a afetar-lhe a parte inferior das costas e a perna, uma condição dolorosa que o obrigou por vezes a adiar aparições programadas. Uma suite papal do 10º andar está disponível no hospital para o caso de haver necessidade.
Francisco teve um conjunto de ações particularmente exigentes na semana passada, incluindo a celebração de uma missa, na terça-feira, para assinalar o dia da festa católica em honra dos Santos Pedro e Paulo e, no final da semana, uma oração pelo Líbano.
[Notícia atualizada às 00h04]
Leia Também: Papa Francisco no hospital para realizar cirurgia ao intestino