Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1.782 novos contágios de Covid-19 e oito vítimas mortais associadas à doença, revela, esta segunda-feira, o relatório epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O nosso país passa assim a contabilizar, desde o início da pandemia, 909.756 infetados e 17.164 mortos.
Enquanto isso, 63,8% dos adultos da União Europeia já receberam, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 233,3 milhões de pessoas, de acordo com o Center for Disease Control and Prevention. Segundo um relatório, 161,7 milhões de cidadãos europeus já têm a vacinação completa, uma percentagem de 44,2%.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
16h00 - Boa tarde! Este AO MINUTO termina aqui, mas pode acompanhar todas as incidências desta tarde neste link. Já sabe, em caso de sintomas e/ou de contacto com um caso positivo, isole-se e contacte a Saúde 24: 808 24 24 24. Mantenha-se seguro!
15h54 - "Casos graves são cada vez mais graves. Doentes são cada vez mais jovens". O médico intensivista do Hospital de São João, no Porto, Roberto Roncon afirmou, esta segunda-feira, em declarações à RTP3, que "os casos mais graves são cada vez mais graves, ou seja, os doentes admitidos em Cuidados Intensivos, com formas de extrema gravidade por Covid-19, apresentam uma taxa de mortalidade maior". Além disso, de acordo com o especialista, os doentes internados são "cada vez mais jovens".
15h48 - Turismo português deve voltar a números pré-pandemia em 2023. "A previsão é voltarmos a alcançar os números de 2019 em 2023", apontou o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, defendendo que esta meta "é perfeitamente possível", embora, "obviamente, muito sujeita às condições de conectividade e de mobilidade" dos próximos tempos.
15h39 - Lisboa e Vale do Tejo regista 344 doentes em enfermaria e 97 em UCI. Os hospitais de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registam hoje 344 doentes Covid-19 internados em enfermaria e 97 em unidade de cuidados intensivos, indicou a Administração Regional de Saúde de LVT (ARSLVT), assegurando a necessária disponibilidade de camas.
15h34 - Terminou processo de vacinação nas ilhas dos Açores sem hospital. A 'Operação Periferia' atingiu o objetivo de vacinar completamente 70% da população de ilhas sem hospital. Só ficou por completar a ilha das Flores, com 200 segundas doses por administrar.
15h24 - Testagem massiva (e gratuita) em Lisboa. Os locais e horários dos postos. A Câmara Municipal de Lisboa continua a executar o plano de testagem massiva e gratuita que colocou em marcha e, esta segunda-feira, já são conhecidos os locais onde poderá submeter-se a uma análise. Saiba aqui os locais e os horários dos postos de testagem que estarão em vigor na semana de 12 a 17 de julho.
Testar é fundamental. O teste não evita a doença #covid19, mas protege todos. Testar é fundamental para o controlar a pandemia. Proteja-se a si e aos outros. #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT @DGSaude @irj_pt pic.twitter.com/VCZGN52D14
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) July 12, 2021
15h07 - Indonésia regista recorde com mais de 40 mil novos casos. As autoridades indonésias registaram hoje 40.027 novas infeções de Covid-19, um recorde no país mais afetado da região por uma vaga da variante Delta, mais contagiosa, e resultado da lentidão no processo de vacinação.
14h50 - "Superou estimativa". Um milhão de vacinas dadas numa semana em Portugal. "Na semana de 5 a 11 de julho, foram administradas um milhão de vacinas contra a Covid-19 aos residentes em Portugal continental, um resultado que superou a estimativa inicial de 850 mil inoculações". Esta é a boa notícia dada, esta segunda-feira, pela task-force da vacinação no nosso país, enviada em comunicado às redações.
14h42 - Portugal segue no 'vermelho'. Segundo o boletim epidemiológico, o continente apresenta uma taxa de incidência de 325,2 casos por 100 mil habitantes, quando nos dados de sexta-feira da DGS este indicador estava nos 280,5. Relativamente ao Rt, os dados de hoje voltam a indicar uma ligeira redução, passando de 1,19 na sexta-feira para 1,16.
A nível nacional, a taxa de incidência é de 315,6, também superior à de sexta-feira (272,0), e o Rt é de 1,16, inferior aos 1,18 verificados no final da semana.
[Matriz de Risco - 12 de julho]© DGS
14h38 - Cinemas perderam dois terços de receitas no 1.º semestre deste ano. As salas portuguesas de cinema registaram menos dois terços de espectadores e de receitas durante o primeiro semestre deste ano face ao mesmo período de 2020, revelou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual.
14h24 - BE quer impedir empresas com lucros de despedir durante a pandemia. O BE vai apresentar uma proposta para impedir empresas com lucros de despedirem trabalhadores durante o período de pandemia, para impedir uma "operação" que tem como finalidade "baixar os salários" no país, anunciou hoje a coordenadora do partido.
14h16 - Jovens, esta mensagem é para vocês. "Tu estás em jogo. Vacina-te. A vacinação é uma prioridade no combate à Covid-19", recorda a DGS. "Faz como o Ricardo e agenda a tua vacina" em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/
Tu estás em jogo. Vacina-te
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) July 12, 2021
A vacinação é uma prioridade no combate à COVID-19. Faz como o Ricardo Pereira e agenda a tua vacina em: https://t.co/bwxaGCXRAf #Saúde #SNS #DGS #ligaportugal @DGSaude @ligaportugal @govpt pic.twitter.com/O687TzOg8A
14h11 - Pandemia dificultou ainda mais meta global de erradicar fome até 2030. Cerca de 660 milhões de pessoas no mundo ainda irão sofrer de fome em 2030, ano fixado pela comunidade internacional para erradicar o flagelo, em parte devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, apontaram hoje as Nações Unidas.
14h02 - Dados de Portugal. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais oito mortes e 1.782 novos casos relacionados com a Covid-19, revela, esta segunda-feira, o relatório epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há 729 internados - mais 57 -, sendo que, destes 163 - mais dez - estão em Unidades de Cuidados Intensivos.
A nível nacional, a incidência situa-se nos 315,6 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes, valor que aumenta para os 325,2 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes se contarmos apenas a nível continental. O Rt situa-se nos 1,16.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 12 de julho. Mais informações em https://t.co/sKW7MRI9kZ#DGS #sejaumagentedesaúdepública #estamoson pic.twitter.com/avitIKc8Ft
— DGS (@DGSaude) July 12, 2021
13h56 - Região Centro com 60 doentes internados em enfermaria e 12 em UCI. As unidades hospitalares da Região Centro tinham até à meia noite de ontem, 60 doentes com covid-19 internados em enfermaria e 12 em unidades de cuidados intensivos (UCI), revelou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-Centro)
13h45 - PSP encerrou seis estabelecimentos e registou 40 contraordenações. Durante o fim de semana, e no âmbito da fiscalização às medidas para combater a pandemia, a PSP refere que realizou 307 ações de fiscalização, das quais resultaram no encerramento de seis estabelecimentos e o levantamento de 40 contraordenações, principalmente por consumo de bebidas alcoólicas na via pública e pela não utilização de máscara
13h33 - Ecofin aprova amanhã plano português e abre porta a primeiro desembolso. O Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) vai aprovar na terça-feira o primeiro pacote de 12 Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), entre os quais o português, abrindo caminho ao desembolso dos primeiros fundos do pacote de recuperação
13h21 - Empresas ferroviárias querem exceção nos certificados para turismo. As empresas ferroviárias manifestaram hoje "preocupação" com o impacto operacional no setor da apresentação obrigatória de certificado digital ou teste negativo à covid-19 em hotéis e restaurantes, defendendo um regime de exceção para maquinistas e agentes de acompanhamento
12h56 - Terminada festa ilegal com mais de 100 pessoas em habitação de Esposende. O Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana (GNR) pôs termo, este domingo, dia 11 de julho, uma festa ilegal com mais de 100 pessoas, no concelho de Esposende. Em comunicado, a GNR explica que o alerta para a situação ocorreu através de uma "denúncia que estaria a decorrer uma festa ilegal numa residência particular".
12h53 - Anúncio "gráfico" para apelar à vacinação gera críticas na Austrália. Um anúncio destinado a sensibilizar para a vacinação entre os mais jovens, na Austrália, foi alvo de duras críticas por recorrer ao tom de ameaça e medo, algo que poderá ter o efeito contrário numa faixa etária que ainda não está elegível para ser vacinada no país.
this is the "graphic" COVID TV ad created by the federal government, to run in Sydney from tonight - warning people to stay home, get tested and vaccinated
— Josh Butler (@JoshButler) July 11, 2021
warning: It is quite confronting #auspol pic.twitter.com/FQofD1zPOF
12h49 - Bruxelas preocupada por Malta impedir entrada a não vacinados. A Comissão Europeia disse hoje estar "preocupada" com a decisão de Malta de apenas deixar entrar no país os portadores de um certificado de vacinação contra a Covid-19, o que configura uma medida discriminatória.
12h47 - Covax recebe 110 milhões de doses de vacinas de duas empresas chinesas. A plataforma de distribuição de vacinas anti-covid-19 pelos países mais pobres Covax receberá 110 milhões de doses das chinesas Sinovac e Sinopharm para permiti lidar com uma escassez das vacinas, anunciou hoje a Aliança para a Vacinas (GAVI).
12h41 - Hospitais do Norte têm 34 camas de UCI e 102 de enfermaria ocupadas. As unidades hospitalares da região Norte têm 34 camas de cuidados intensivos (UCI) destinadas a doentes Covid-19 ocupadas e 102 de enfermaria, revelou hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), acrescentando que este número é "dinâmico".
12h33 - Açores com mais 42 novos casos e sem recuperações. Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 42 novos casos positivos de Covid-19, sendo 40 em São Miguel, um na Terceira e outro no Pico, decorrentes de 1.003 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.
12h25 - Pandemia já matou pelo menos 4,03 milhões de pessoas em todo o mundo. A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.035.567 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Press.
12h17 - Testes rápidos antigénio de uso profissional? Eis as farmácias que fazem. A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) publicou, no seu site, uma lista das farmácias de oficina registadas para realizar testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional. Há 183 espalhadas por todo o país. Para aceder à lista aceda a este link.
[Lista está no site do Infarmed]© Reprodução Site Infarmed
11h59 - Restauração e hotelaria com quebras de faturação de até 100%. O setor da restauração teve um decréscimo da faturação entre os 76% e os 100% durante a pandemia, enquanto os setores de hotelaria e viagens terão tido uma quebra de 100%. As conclusões são do estudo 'Efeitos da Pandemia', desenvolvido pelo Prémio Cinco Estrelas e pela Multidados.com – the research agency. Também afetados foram os setores dos eventos, transporte e logística e comércio a retalho (não alimentar), de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
11h42 - Quatro utentes de instituição em Vila Viçosa estão infetadas. Quatro utentes já vacinadas contra a covid-19 da Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) estão infetadas com o coronavírus e foram transferidas para uma estrutura de apoio. Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, Jorge Rosa, indicou que as utentes com Covid-19, todas mulheres, "uma delas com 100 anos" e as outras "quase nos 90", "estão bem" e "têm apenas uma tosse ligeira".
Estas quatro utentes da Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Vila Viçosa, sublinhou o responsável, "estavam vacinadas" contra o vírus da Covid-19 "há mais de dois meses".
11h31 - Estabelecimento fechado em Famalicão. Proprietário e clientes autuados. Militares da GNR detetaram, este domingo, um estabelecimento de restauração e bebidas a funcionar fora do horário permitido, e com 37 pessoas no seu interior.
10h53 - Cascais alerta para faltas à vacinação: "Por favor ajudem e não faltem". Neste domingo, foram registadas mais de 600 faltas à vacinação no concelho. Adiantando que no domingo foram dadas "2.915 doses de vacinas" quando já foram ultrapassadas as 4 mil inoculações diárias no concelho, Carlos Carreiras lembrou também que estas faltas representam "uma falta de respeito para com os profissionais e voluntários que têm estado a dar tudo".
10h31 - Quase metade dos infetados mantém algum sintoma após três meses. Um estudo que avaliou a persistência dos sintomas dos doentes diagnosticados no Hospital de São João, no Porto, durante as 1.º e 2.º vagas, mostra que, três meses após o diagnóstico, 40% dos doentes ainda mantinham algum sintoma, revela o Jornal de Notícias. Fadiga distúrbios do sono e estados depressivos foram os mais frequentes.
10h28 - Boris Johnson pede "cautela" perante levantamento de restrições. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai hoje pedir "cautela" aos britânicos e confirmar se Inglaterra pode avançar para a quarta e última fase de desconfinamento a 19 de julho perante pressão para manter algumas restrições. Apesar de ter anunciado na semana passada que pretendia levantar a maioria das medidas ainda em vigor para controlar a pandemia Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e os limites aos ajuntamentos em espaços abertos e fechados, a decisão final está dependente da análise dos últimos dados.
Our latest #COVID19 #vaccine surveillance report shows around 30,300 deaths, 46,300 hospitalisations and 8,151,000 infections have now been prevented by the UK COVID-19 vaccination programme.
— Public Health England (@PHE_uk) July 12, 2021
Read more: https://t.co/Vbx9OFbZ3T pic.twitter.com/BFtrNFMDYq
10h15 - 70% da população adulta com a vacinação completa daqui "a quatro semanas". O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, admitiu, esta segunda-feira, que 70% da população adulta em Portugal deverá ter a vacinação completa contra a Covid-19 daqui "a quatro semanas", já em agosto.
10h08 - IVAucher. Eis como pode consultar o saldo que tem na sua conta. O programa IVAucher está em andamento e, por isso, muitos portugueses estão a acumular o IVA gasto nos setores do alojamento, restauração e cultura para depois ser descontado em compras nos mesmos setores no final do ano. A expectativa é que o saldo provisório vá sendo revelado a partir deste mês e há várias formas de o consultar. Saiba quais aqui.
IVAucher: o IVA que vai e volta!
— República Portuguesa (@govpt) June 1, 2021
Entre os meses de junho e agosto, acumule o IVA gasto em alojamento, restauração ou cultura, e utilize-o em forma de desconto entre outubro e dezembro.
Saiba mais em https://t.co/PVumzf79qW#ivaucher pic.twitter.com/KjKD1dnhRj
09h49 - Líder do CDS recebe 1.ª dose e deixa elogios ao processo de vacinação. O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, recebeu, este domingo, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O dirigente partidário foi vacinado no pavilhão desportivo da Ajuda, em Lisboa, e não se poupou em elogios aos profissionais de saúde do centro, bem como a todo o processo de vacinação montado.
09h35 - China administrou mais de 8,3 milhões de doses (só) este domingo. A China administrou cerca de 8,32 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 apenas este domingo, dia 11 de julho, avança a Reuters citando dados revelados hoje pela Comissão Nacional de Saúde. No total, o país já inoculou 1.382 mil milhões de doses, indica a autoridade.
09h25 - DGS corrige incidência cumulativa das Caldas da Rainha. Números diminuem. A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta segunda-feira, que "procedeu a uma correção da incidência cumulativa" no concelho das Caldas da Rainha. Em comunicado, a autoridade revelou que afinal, no período de 24 de junho a 7 de julho, "a incidência cumulativa a 14 dias por 100.000 habitantes é de 112 casos por 100.000 habitantes e não de 128 casos por 100.000 habitantes, como previamente comunicado".
08h33 - Uma mensagem da DGS. "Não deixes o vírus entrar, mantém o distanciamento de pelo menos 2 metros". O Serviço Nacional de Saúde recorda-o de uma das principais medidas contra a propagação da Covid-19.
Não deixes o vírus entrar, mantém o distanciamento de pelo menos 2 metros. https://t.co/GAGlRo0F7M #Saúde #SNS #COVID19PT
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) July 11, 2021
08h04 - Vacina contra a gripe pode reduzir efeitos graves da Covid-19. As pessoas vacinadas contra a gripe podem estar parcialmente protegidas contra alguns dos efeitos graves do coronavírus e têm menos probabilidade de necessitar de cuidados intensivos. Estes são os resultados de estudo em larga escala que contou com quase 75 mil pacientes com Covid-19. As descobertas, apresentadas numa reunião online da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, foram citadas pelo Guardian.
07h41 - Alemanha regista mais duas mortes e 324 casos da Covid-19. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais duas mortes e 324 casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta segunda-feira pelas autoridades de Saúde. No total, desde o início da pandemia, o país já somou 91.233 óbitos e 3.736.489 casos.
07h34 - China deteta nove casos por contágio local. A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 27 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, nove dos quais foram infeções locais, na província de Yunnan, sul do país.
07h32 - Despedimento foi principal causa para deixar de trabalhar no confinamento. O despedimento foi a principal causa para deixar de trabalhar, tanto no segundo trimestre de 2020, como no primeiro trimestre de 2021, altura em que foram decretados os dois confinamentos gerais devido à pandemia, indica um relatório elaborado por Susana Peralta, Bruno P. Carvalho e Mariana Esteves.
07h21 - Marrocos impõe quarentena. Marrocos vai impor uma quarentena de dez dias aos viajantes não vacinados contra a Covid-19 de Portugal, Espanha e França a partir de amanhã, 13 de julho, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino.
07h19 - Medidas do Governo para combater pandemia satisfazem a maioria. A maioria dos inquiridos num estudo hoje divulgado manifestou-se satisfeita com as medidas adotadas pelo Governo no último ano para combater a pandemia de Covid-19, apesar das consequências económicas e ao nível da saúde mental.
07h05 - Recorde os dados de Portugal. Portugal somou, este domingo, mais oito mortos e 2.323 infeções por SARS-CoV-2, segundo o mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, foram também registados mais 1.296 casos ativos em todo o país, elevando o número total para 45.302. O número de internados também continua a aumentar, sendo que há mais 40 doentes com Covid-19 nas enfermarias (total de 672) e mais nove pacientes em Unidades de Cuidados Intensivos (total de 153) em todo o território nacional.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 11 de julho. Mais informações em https://t.co/GoTLqOwIOA #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/OwhaERFcU0
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) July 11, 2021
07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar as notícias de ontem, clique aqui.
Leia Também: AO MINUTO: 44% dos adultos da UE estão vacinados; Pfizer discute 3.ª dose