O Papa Francisco saiu do hospital, esta quarta-feira de manhã, avança a Associated Press, dez dias após ter sido operado a uma "estenose diverticular sintomática do cólon". Testemunhas citadas pela agência de notícias revelaram que o Sumo Pontífice, de 84 anos, foi visto a abandonar a Policlínica Gemelli, em Roma, numa viatura automóvel.
Francisco foi submetido à intervenção cirúrgica, onde lhe foi removido metade do cólon, no passado dia 4. Esta operação, que estava já programada, foi realizada pelo médico Sergio Alfieri. Durou cerca de três horas.
O Papa tinha dado entrada na unidade de saúde após a oração dominical do Angelus em que anunciou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro do Vaticano a sua próxima viagem à Hungria e Eslováquia, de 12 a 15 de setembro.
Esta foi a primeira hospitalização conhecida do Papa desde que foi eleito para líder máximo da Igreja Católica, em 2013.
BREAKING: Pope Francis is seen leaving a Rome hospital in a car, 10 days after intestinal surgery. https://t.co/FoSiXtqVgp
— AP Europe (@AP_Europe) July 14, 2021
De recordar que Francisco apareceu pela primeira vez em público no passado domingo, depois de ter sido submetido à intervenção cirúrgica. O pontífice surgiu na janela do quarto da clínica onde estava internado e leu uma mensagem onde vincou a importância da saúde.
"Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Estou feliz por poder cumprir o compromisso dominical do Angelus, também aqui na Policlínica 'Gemelli'. Obrigado a todos. Senti muito a vossa proximidade e o apoio das vossas orações. Muito obrigado", disse o Papa Francisco na sua intervenção.
[Notícia atualizada às 10h17]
Leia Também: Papa Francisco aparece em público uma semana depois da cirurgia