Irão nega ataque contra petroleiro ao largo da costa de Omã

O Irão negou hoje ter lançado um ataque com drone contra um petroleiro ao largo da costa de Omã, no mar Arábico, no qual morreram duas pessoas, quando Israel alega que Teerão levou a cabo o assalto no meio de tensões acrescidas na região.

Notícia

© Marine Traffic

Lusa
01/08/2021 10:23 ‧ 01/08/2021 por Lusa

Mundo

Teerão

 

O comentário do porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano Saeed Khatibzadeh marca os primeiros comentários oficiais sobre este caso.

Khatibzadeh descreveu a acusação de que o Irão levou a cabo o ataque como "sem fundamento", referindo que "tais jogos de culpas não são novidade".

"Os responsáveis por este [ataque] são aqueles que tornaram possível ao regime israelita colocar o seu pé nesta região", considerou.

O armador Zodiac Maritime, uma empresa internacional propriedade do israelita Eyal Ofer e com sede em Londres, anunciou na sexta-feira "a morte de dois membros da tripulação: um nacional romeno e um britânico" num incidente a bordo do petroleiro Mercer Street.

O incidente de quinta-feira à noite contra o petroleiro Mercer Street marcou o primeiro ataque com vítimas mortais conhecido após anos de ataques a navios comerciais na região ligados a tensões com o Irão.

Embora ninguém tenha reivindicado a responsabilidade pelo ataque, funcionários israelitas alegaram que Teerão lançou o ataque com drones.

A Marinha dos Estados Unidos está agora a escoltar o petroleiro para um porto seguro.

Leia Também: Petroleiro atacado ao largo de Omã já navega sob controlo da tripulação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas